Mulheres atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São José Operário participaram na terça-feira, 31, do projeto Valoriza Mulher, uma iniciativa da Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e a Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres.
A ação de beleza e educação contou com a parceria das empresas Profissionaliza, Mary Kay e Sicredi. Serviços de beleza e saúde como automaquiagem, limpeza facial, designer de sobrancelhas, corte de cabelo, massagem corporal, e palestra sobre educação financeira foram ofertados.
Na ocasião houve sorteio para participação de um curso, e duas mulheres foram contempladas a participar de curso de design de sobrancelha.
De acordo com a coordenadora da Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres, Rachel Campos, a pasta é um organismo governamental na promoção de políticas públicas pontuais na valorização e dignidade da mulher. Ela afirmou ainda que desde março estão sendo desenvolvidas ações que trabalham com a proposta para evidenciar a valorização da mulher, incorporá-la como ser único e fundamental para uma sociedade mais justa e igualitária.
“Falar da valorização da mulher é falar da sua verdadeira essência. Cada mulher é um ser único e especial. Sua importância pra Deus, para si mesma, para a família e sociedade é inestimável. Seu valor vai além do que é visível, a beleza de uma mulher flui do interior, da capacidade que cada uma tem de administrar com maestria inúmeras ações, nutrir, pacificar, resolver conflitos, a mulher tem na sua essência, habilidades de um ser forte, delicada”, avaliou Rachel Campos.
Vilani Moreira da Costa participou da ação e comentou sobre a oportunidade. “Estou achando ótimo, gostei do Valoriza Mulher, aproveitei tudo, cortei cabelo, fiz massagem e participei de tudo que tinha direito. Gostei muito da palestra de educação financeira que é importante para nós mulheres e para melhorar as finanças.”
“Temos dentro da Secretaria de Assistência Social a pasta de Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres que trabalha desenvolvendo essas políticas para elas. Então, a ação teve por objetivo evidenciar o valor da mulher, disponibilizando cuidados com a autoestima e atividades que promovam autonomia para que elas possam almejar a independência financeira. O nosso principal objetivo é valorizar essa mulher para que ela seja a protagonista de sua história”, destacou a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Sandra Santana.
A ação contou com o apoio da coordenadora do Cras São Operário Juliana Fialho e toda a equipe técnica.