3. Assistência Social
  4. Mês das crianças: Programa Criança Feliz realiza atividades com participação de mães e crianças
Mês das crianças: Programa Criança Feliz realiza atividades com participação de mães e crianças Autor: Ascom Semtras

Geisa de Oliveira
O encerramento será no dia 31 de outubro no Estação Cidadania e Cultura.

A primeira atividade do mês de outubro, do programa Criança Feliz, alusivo ao Dia das Crianças, aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Nova República e contou com a participação de crianças e seus responsáveis.

De acordo com a coordenadora, Vanessa Vidal, o programa Criança Feliz é desenvolvido em áreas de abrangência nos CRAS Santana, Nova República, Maracanã e Santarenzinho. Todos irão receber atividades neste mês de outubro para a socialização das crianças e seus responsáveis.

A primeira atividade contemplou uma grávida, quatro bebês e 26 crianças.

Sara dos Santos da Silveira é uma das  mães em que a filha é atendida pelo programa criança feliz. A filha é acompanhada pelo programa desde fevereiro de 2023.

“Está sendo muito útil, o desenvolvimento da minha filha melhorou bastante, as visitas estão sendo muito boas, inclusive ela já está conseguindo dialogar, um desenvolvimento muito bom com as brincadeiras, as atividades. Estou achando muito bom, muito participativo e as crianças estão desenvolvendo a coordenação motora e eu, estou gostando demais,” contou a mãe.

“Podemos considerar como produtiva, com a participação das mães e crianças em todos os momentos de socialização. Teremos mais duas atividades descentralizadas com o público atendendo pelo programa e o encerramento será no dia 31 de outubro no Estação Cidadania e Cultura com todas as crianças e seus responsáveis da área de abrangência dos 4 CRAS,” observou Vanessa Vidal, coordenadora do PCF.

“Esse é um programa muito importante desenvolvido por nós, e poder acompanhar o resultado com a evolução das crianças, as grávidas é muito gratificante, esse é um mês voltado para as crianças e essa socialização é algo que fortalece ainda mais os laços e possibilita mais conquistas na vida dessas famílias,” avaliou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.

Mais informações

O Programa Criança Feliz é uma parceria do Governo Federal com a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e tem o caráter intersetorial para colaborar na promoção do desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. O Programa tem como objetivo de colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de suas crianças, além de integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para o público alvo do referido programa – Gestantes, Crianças de 0 a 3 anos inseridas no Cadastro Único e Crianças de 3 a 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada.