A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), realizou nesta sexta-feira,30, no plenarinho da Câmara Municipal de Santarém, a capacitação para membros do Conselho.
A capacitação teve como objetivo aprimorar as competências e atribuições das conselheira para o fortalecimento de uma atuação efetiva, participativa e legítima nas políticas públicas para as mulheres.
De acordo com a presidente do CMDM, Rachel Campos, a capacitação ocorreu no formato interativo e participativo e contou com quatro painéis: A importância e desafios dos Conselhos de Direitos, ministrado pela conselheira Rose Mara Ruiz; Imersão na Lei do CMDM, com palestra de Christielle Rodrigues, procuradora da Semtras; Saúde Mental da Mulher, com a psicóloga Noemi Moraes, e Violência Doméstica e a Rede de Proteção, com Diany Brelaz, coordenadora do ParaPaz, Poliana Braga da Semed, e Raimunda Silva, coordenadora do Centro Maria do Pará.
"A participação popular é um mecanismo essencial na elaboração e monitoramento das políticas públicas. O protagonismo feminino possibilita ações significativas e a democratização das políticas públicas. Nossa capacitação foi produtiva e proveitosa, momento de fortalecimento da participação social", observou a presidente.
“Como foi importante este momento de capacitação para as novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Todos puderam contribuir com a socialização de temas relevantes para continuarmos desenvolvendo um ótimo trabalho em prol de políticas públicas para nossas mulheres", avaliou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.
Além das conselheiras, algumas outras mulheres de bairros de Santarém, também, estiveram participando, como também a coordenadora da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Santarém, Natacha Rambora.