As entregas de alimentos da agricultura familiar, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA Quilombola e PAA CONAB - aconteceram hoje, quarta-feira, 19, de forma simultânea beneficiando mais de 800 famílias de três bairros: Maicá, Santo André e São Cristóvão.
nesta entrega: farinha de mandioca, farinha de tapioca, melancia, hortaliças e outros derivados de nossa produção cultural.
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), é a responsável pela execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma das principais políticas públicas de incentivo ao fortalecimento da agricultura familiar, garantindo mercado para o escoamento da produção familiar e simultânea para a doação às famílias enquadradas na Insegurança Alimentar e Nutricional (INSAN), atendidas exclusivamente pela rede socioassistencial.
As entregas foram acompanhadas pelo prefeito Zé Maria Tapajós, o vice-prefeito Carlos Martins, pela secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, e pelo presidente do Conselho de Segurança Alimentar, Joilson Dutra e equipe do PAA.
Nesta entrega, as famílias receberam farinha de mandioca, farinha de tapioca, melancia, hortaliças e outros derivados de nossa produção cultural.
Maria Ivacil da Costa Leal, moradora do bairro Maicá, agradeceu a entrega. "Maravilhoso, veio na hora boa, pela situação que a gente vive, foi muito bom receber esses alimentos,” disse.
De acordo com o coordenador, Fagner Gonçalves, as entregas desta quarta seguiram um rodízio já planejado pela gestão municipal do programa, priorizando a entrega e a preservação da qualidade dos alimentos, que em sua maioria são perecíveis.
"O PAA, através das Semtras, realizou a aquisição de alimentos, em média de 14 produtores, comprando alimentos da agricultura familiar e doando esses alimentos por meio do CRAS, que é o Centro de Referência de Assistência Social, que utiliza estratégias através das associações de bairros. Os programas que foram utilizados foi o PAA Quilombola, que atende agricultores da área de rios e o PAA Conab, que é feito através de cooperativas, que a Semtras, por meio da Prefeitura, realiza parcerias via termo de cooperação. O município propõe apoio técnico na organização das suas propostas e todos esses alimentos adquiridos são destinados às famílias da rede socioassistencial”, explicou Fagner.
"Foi uma grande entrega de alimentos nesses três bairros e o que é importante é que a população sai feliz por estar levando para suas casas alimentos de qualidade, oriundos da agricultura familiar. Santarém continua avançando, aderindo a mais um programa - o PAA Indígena - que logo estará contribuindo com futuras entregas de alimentos,” observou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.
O prefeito Zé Maria Tapajós reafirmou a missão da gestão pública. "A Prefeitura, por meio da Semtras, reafirma seu papel de levar a assistência a quem mais precisa. O PAA é um grande exemplo de como podemos gerar renda aos nossos produtores e atender às famílias em situação de vulnerabilidade social".