3. Assistência Social
  4. Mais de 800 atendimentos foram realizados em ação itinerante do Cadastro Único
Mais de 800 atendimentos foram realizados em ação itinerante do Cadastro Único Autor: Divulgação Semtras

Mais de 800 atendimentos foram realizados em ação itinerante do Cadastro Único

Geisa de Oliveira
No mês de junho, novas ações serão realizadas.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Nova República, realizou nos dias 03,04, 05, 11, 12 e 25 de maio aões de Cadastro Único. O principal objetivo foi realizar atualização e inclusão desta ferramenta, instrumento que identifica as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica de cada uma delas.

Atendimento na comunidade Cipoal II.

Para atender os bairros que integram a zona sul e comunidades vizinhas, o Centro vem desenvolvendo ações de Cadastro Único semanalmente. No dia 03, a ação foi realizada na comunidade Cipoal II, em alusão ao aniversário de 10 anos da Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI); no dia 04, a ação foi realizada na comunidade São Raimundo da Palestina; no dia 05 a ação ocorreu na Escola Princesa Izabel, em parceria com o Projeto Oportunidade.

Ação itinerante na Escola Princesa Izabel, bairro Nova República.

No dia 11, a ação foi realizada no barracão comunitário do Quilombo Tiningu. Neste dia, foi realizada uma homenagem ao dia das Mães e entregue lembrancinhas para as mães presentes. No dia 12, a ação prosseguiu na Escola Maria das Dores, localizada na comunidade Tabocal.

Palestra sobre ansiedade na comunidade Guaraná.

Nessa quinta-feira, 25, foram encerradas as ações do mês de maio com a atividade na Escola São Félix, localizada na comunidade Guaraná. Na ocasião, foi realizada uma palestra sobre ansiedade, solicitada pela direção da escola, que viu a necessidade de falar sobre a temática com os pais dos alunos da escola. A palestra foi realizada pelo psicólogo Cleiton Xavier para 40 pessoas.

Ação no Quilombo Tiningu.

Nos seis dias de ação, foram realizadas 37 inclusões, 240 atualizações e 04 transferências de município. Além disso, foram realizadas 556 orientações sobre programas e benefícios do governo federal, tais como: informações sobre Programa Bolsa Família (PBF), Benefício de Prestação Continuada – BPC, Carteira do Idoso, Tarifa de Energia Social, bem como atendimentos psicológicos e sociais.

"Finalizamos o mês de maio com a sensação de dever cumprido, uma vez que as ações descentralizadas têm o intuito de suprir a demanda por atualização e registro de novas famílias no Cadastro Único para acesso aos programas sociais do governo federal, bem como poder levar atendimentos para mais próximo da população que residem em locais distantes e sentem dificuldade de estarem se deslocando para o CRAS. Além disso, algumas famílias estão sujeitas a perder benefícios como a Tarifa de Energia Social por falta de atualização. Ressalto que no mês de junho novas ações serão realizadas", enfatizou Jaciara Simões, coordenadora do CRAS Nova República.

“A Umei no dia 3 de maio completou seus 10 anos e nesse dia nós recebemos vários tipos de atendimento, parabenizamos a equipe que veio e fez um excelente trabalho. Ajudaram as pessoas da comunidade e de comunidades vizinhas, além de realizarem o cadastro e o recadastramento das famílias. Muita gente ainda encontra dificuldade para esse atendimento, então, trazendo para as comunidades foi muito valioso a presença deles. Então, eu quero agradecer a equipe e a secretária da Assistência Social", disse a professora Maria de Jesus Dantas, coordenadora interina da Umei Cipoal.

"Falar da importância da ação do CRAS até a nossa comunidade é muito fácil, pois viabiliza e dá condições de atendimentos às famílias, principalmente as que estão em situação de vulnerabilidade, além disso, o CRAS itinerante traz para a comunidade a possibilidade das pessoas não precisarem gastar recurso, indo até a cidade em busca de recursos e serviços ofertados pelo CRAS, então é muito importante que hajam essas ações itinerantes", disse Nilton Araújo, presidente da comunidade São Raimundo da Palestina.

“É gratificante quando a gente vê a quantidade de atendimentos realizados de forma itinerante, onde as comunidades são atendidas in loco sem ter despesas para buscar os nossos serviços. Sabemos da importância de todos continuarem sendo beneficiados com os programas do governo federal e agradecemos o apoio das comunidades, escolas, que recebem nossas equipes", destacou a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito.