A ação de cidadania para emissão de carteiras de identidade, realizada desde o último dia 07, pelo Governo do Estado do Pará, coordenada pela Secretaria Regional de Governo do Oeste do Pará, em parceria com a Prefeitura de Santarém, está facilitando a vida de muitas pessoas que precisam do documento para receber um benefício do Governo Federal ou para estar em dia em caso de alguma eventualidade.
Até esta quinta-feira (15), na sala de digitação e impressão da Polícia Civil, instalada nas dependências do Ginásio Poliesportivo de Santarém Professor Djalma Lima, já foram emitidas 4.413 carteiras de identidade.
Uma das beneficiadas é a jovem Talita Pinto, de 21 anos. Ela é dona de casa e reside no bairro Nova Vitória. Talita relata que esta ação foi importante por causa do tempo que seria gasto em um agendamento convencional.
"Eu tentei agendar, mas o agendamento prévio ficou somente para março de 2023. Pra mim esta ação está sendo ótima, porque estava precisando do documento por conta do benefício que vou começar a receber. Além de mim, minha família já esteve aqui também para para tirar o RG", disse a dona de casa.
O aposentado Edilson Lira, 66 anos, enalteceu a ação e a iniciativa do Poder Público. "Era necessária uma ação como essa, porque havia muita gente necessitando. Acho louvável o Estado e a Prefeitura proporcionarem isso ao cidadão", destacou o morador do bairro Santarenzinho, que foi ao local retirar a 3a via do documento.
Equipes das Secretarias Municipais de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e Administração e Governo (Semag), por meio do Núcleo de Políticas Públicas, trabalham intensamente, somando esforços com agentes da Polícia Civil e servidores da Estação Cidadania, acadêmicos de instituições de ensino superior, e servidores das Secretarias de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).
Meta é zerar fila de agendamentos
Entre as prioridades da ação está a meta de zerar a fila de agendamentos. "Pretendemos atingir 10 mil carteiras de identidade, por isso estamos trabalhando de forma ininterrupta, inclusive aos sábados e domingos, até o próximo dia 22 para levar a toda sociedade esse serviço essencial", explica o secretário regional de Governo, Alexandre Maduro.
O prefeito Nélio Aguiar afirma que o município não mediu esforços para disponibilizar todo apoio necessário para a emissão do maior número de documentos. "Você que ainda não veio ao Ginásio Poliesportivo e está precisando atualizar seu documento ou você, jovem, que pretende tirar a primeira via, não deixe de comparecer. Aproveite essa oportunidade", reforçou o prefeito de Santarém.
Até o próximo dia 22, é possível emitir entre a 1ª e a 9ª via da carteira de identidade, sem cobrança de taxa. O serviço é ofertado no Ginásio Poliesportivo de Santarém Professor Djalma Lima, localizado na Av. Irurá, no bairro Aparecida.