Investir em capacitação agrega valor para quem deseja entrar no mercado de trabalho. Ciente disso, a Prefeitura de Santarém capacitou 33 pessoas nos cursos de Rotinas Administrativas e Oratória que ocorreram de 11 a 15 de julho no auditório do Restaurante Popular.
A qualificação foi uma ação integrada da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Núcleo de Trabalho Emprego e Renda (NTER), em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Industria, Comércio e Tecnologia (Semdec) e do Programa Capacita Santarém.
O coordenador do NTER, Sérgio Pereira, comentou sobre a realização dos cursos. “Foi muito emocionante pra gente, uma grande experiência e atingimos as expectativas com participantes a mais do que era o esperado e todos concluíram os cursos.”
A titular da Semdec, Núbia Tavares, destacou a importância das parcerias. “Nós estamos sempre à disposição para realizar essas parcerias para que mais pessoas possam alcançar o resultado de serem capacitadas adquirindo mais conhecimentos”.
Liliane Costa Oliveira, 24 anos, veio de Alter do Chão para participar dos cursos. Ela afirma que mesmo a dificuldade de locomoção a impediu de buscar seus sonhos.
“Pra mim foi um grande prazer, podendo ter mais conhecimento, essa semana aprendemos muitas coisas, eu moro longe, os obstáculos que aparecem no dia a dia são muitos, mas não é por isso, que vamos nos deixar abater e ficar sem a garra, força e coragem, e eu quero poder participar de todos os outros que virão", contou Liliane.
Uma participante acompanhada pelo Centro de Referência Especializado de Atendimento a Mulher vítima de violência também participou e contou como foi a experiência.
"Desde 2012 sou assistida pelo Maria do Pará e elas me ligaram para eu participar destes cursos, o Centro me tirou de uma situação muito sofrida, hoje em dia sou uma pessoa feliz na minha vida, sou mãe e pai ao mesmo tempo, tenho 6 filhos, e eu me viro para cuidar deles. Estou estudando no CEEJA, já estou no ensino médio, estou correndo atrás para me formar e poder ajudar mais mulheres. Eu agradeço toda a equipe pelos cursos”, salientou a qualificada.
A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Sandra Santana agradeceu a parceria com a Semdec e a coordenação e equipe do NTER e principalmente pela quantidade de participantes. “É muito bom ver tantos jovens participando, buscando qualificação profissional, vencendo os desafios de participar dos cursos, como o caso dos jovens refugiados indígenas da etnia Warao, das mulheres vítimas de violência doméstica, jovens que no momento vivenciam a situação de vulnerabilidade social, mas que estão em busca da realização de seus sonhos. Sabemos que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, e vocês participandodando o primeiro passo, e enriqueçam o conhecimento de vocês, aprendam cada vez mais, teremos mais parcerias importantes em busca de qualifica-los para o mercado de trabalho.”