1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Mais de 200 pessoas participam do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Mais de 200 pessoas participam do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência Autor: Agência Santarém

Mais de 200 pessoas participam do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
Data é celebrada hoje, 3
Diversas ações de saúde e cidadania foram ofertados em um só lugar. Foto: Ascom/Semtras. 


Hoje, 3, é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Em destaque a data, 
a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência de Santarém (CMDPDS) e o Núcleo de Direitos da Pessoa com Deficiência (NDPD), realizaram ontem, 2, uma grande ação no auditório da Uepa Campus Santarém. 

Com o tema “Saúde e Cidadania:  inclusão social um direito de todos!” a ação atendeu 210 pessoas com deficiência e seus familiares, com a oferta de diversos serviços de saúde e sociais de caráter preventivo e curativo, promovendo assim a garantia de tais direitos.

Ação descentralizou serviços e contemplou pessoas com deficiência 

 

Os PCDs e seus familiares receberam atendimento odontológico (educação e saúde bucal); com a distribuição de 150 kits de higiene bucal; atendimentos psicológicos (orientações de saúde mental); atendimentos médicos; serviços básicos de saúde: aferição de pressão arterial e teste glicêmico; serviços de beleza: corte de cabelo, limpeza facial, massagem corporal e design de sobrancelhas.

 

Serviços sociais também foram ofertados como emissão das carteiras do Autista, de estacionamento para PCDs, emissão de passe livre e ainda 50 emissões de RG para PCDs.

Emissão gratuita de RG

 

“O Conselho vinha a bastante tempo querendo realizar uma ação prática para os PCDs, e antecipando o natal, realizamos essa ação, e isso vem iluminar e agraciando os cidadãos PCDs que precisam desse atendimento voltado a inclusão social. Nós sabemos que todos precisam desses atendimentos e foi importante ter todos em forma de mutirão ofertando todos os serviços em um dia só engradece os cidadãos, pois a maioria não tem estrutura física de locomoção, e tudo estando em um só espaço, facilita a vida do cidadão", observou Ildo Pfaifer,  presidente do CMDPDS.

Rodrigo Pereira Pantoja também foi beneficiado com os atendimentos.

“Já aferi a pressão, já fiz teste de glicemia, mas é a primeira vez que eu passo por esses atendimentos conjuntos. É uma ação muito importante para nós PCDs, saber como está a nossa saúde", contou Rodrigo.

“Sou Lucas Gabriel Ferreira, 13 anos, tenho Transtorno Espectro Autista (TEA) e também Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), e vim comparecer nesse grande evento muito importante. Se você conhece pessoas que também tem deficiência, mas não tem conhecimento sobre seus direitos fale e ajude essa pessoa a buscar orientações", disse Lucas.

Equipe à frente da ação 

“O nosso evento foi um sucesso total. Nossa expectativa foi alcançada e até superada, nossa meta era 150 atendimentos e conseguimos 210, o público alvo convidado participou maciçamente que são as pessoas com deficiência. Agradecemos todo o apoio de todos os parceiros, participantes e apoiadores do evento. Agradecemos também a presença de dirigentes e presidentes das entidades representativas PCD, juntamente com seus associados. Estes eventos são de suma importância para garantia dos direitos da pessoa com deficiência, e assim levamos a efeito a inclusão social", avaliou Marcicley Caldas Nogueira, Chefe do NDPD. 

“Foi uma linda ação e não teríamos forma melhor de lembrar dessa data do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, ficamos muito felizes por ver que o número de atendimentos foi tão grande, parabenizamos o Conselho, o Núcleo, pela iniciativa e também agradecemos as importantes parcerias para que este dia fosse realizado. Reconhecemos a importância de estarmos cada vez mais realizando atividades como essa para atender este público que é muito importante para nós", observou Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social. 

Membros do Núcleo da Pessoa com Deficiência e titular da Semtras, Celsa Brito 

A ação contou com a parceria das Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e Mobilidade e Trânsito (SMT), do Centro de Atendimento Social (CAS/Caec), da Sejudh, Escritório de Contabilidade Francisca das Chagas, Centro de ensino profissional Profissionaliza, da Fundação Esperança, do Iespes, da Unama, Uepa, dos vereadores Andreo Rasera, Alba Leal, Elielton Lira e entidades representativas de PCDs.

Confira mais fotos da ação: 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.