Hoje, 3, é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Em destaque a data, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência de Santarém (CMDPDS) e o Núcleo de Direitos da Pessoa com Deficiência (NDPD), realizaram ontem, 2, uma grande ação no auditório da Uepa Campus Santarém.
Com o tema “Saúde e Cidadania: inclusão social um direito de todos!” a ação atendeu 210 pessoas com deficiência e seus familiares, com a oferta de diversos serviços de saúde e sociais de caráter preventivo e curativo, promovendo assim a garantia de tais direitos.
Os PCDs e seus familiares receberam atendimento odontológico (educação e saúde bucal); com a distribuição de 150 kits de higiene bucal; atendimentos psicológicos (orientações de saúde mental); atendimentos médicos; serviços básicos de saúde: aferição de pressão arterial e teste glicêmico; serviços de beleza: corte de cabelo, limpeza facial, massagem corporal e design de sobrancelhas.
Serviços sociais também foram ofertados como emissão das carteiras do Autista, de estacionamento para PCDs, emissão de passe livre e ainda 50 emissões de RG para PCDs.
“O Conselho vinha a bastante tempo querendo realizar uma ação prática para os PCDs, e antecipando o natal, realizamos essa ação, e isso vem iluminar e agraciando os cidadãos PCDs que precisam desse atendimento voltado a inclusão social. Nós sabemos que todos precisam desses atendimentos e foi importante ter todos em forma de mutirão ofertando todos os serviços em um dia só engradece os cidadãos, pois a maioria não tem estrutura física de locomoção, e tudo estando em um só espaço, facilita a vida do cidadão", observou Ildo Pfaifer, presidente do CMDPDS.
Rodrigo Pereira Pantoja também foi beneficiado com os atendimentos.
“Já aferi a pressão, já fiz teste de glicemia, mas é a primeira vez que eu passo por esses atendimentos conjuntos. É uma ação muito importante para nós PCDs, saber como está a nossa saúde", contou Rodrigo.
“Sou Lucas Gabriel Ferreira, 13 anos, tenho Transtorno Espectro Autista (TEA) e também Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), e vim comparecer nesse grande evento muito importante. Se você conhece pessoas que também tem deficiência, mas não tem conhecimento sobre seus direitos fale e ajude essa pessoa a buscar orientações", disse Lucas.
“O nosso evento foi um sucesso total. Nossa expectativa foi alcançada e até superada, nossa meta era 150 atendimentos e conseguimos 210, o público alvo convidado participou maciçamente que são as pessoas com deficiência. Agradecemos todo o apoio de todos os parceiros, participantes e apoiadores do evento. Agradecemos também a presença de dirigentes e presidentes das entidades representativas PCD, juntamente com seus associados. Estes eventos são de suma importância para garantia dos direitos da pessoa com deficiência, e assim levamos a efeito a inclusão social", avaliou Marcicley Caldas Nogueira, Chefe do NDPD.
“Foi uma linda ação e não teríamos forma melhor de lembrar dessa data do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, ficamos muito felizes por ver que o número de atendimentos foi tão grande, parabenizamos o Conselho, o Núcleo, pela iniciativa e também agradecemos as importantes parcerias para que este dia fosse realizado. Reconhecemos a importância de estarmos cada vez mais realizando atividades como essa para atender este público que é muito importante para nós", observou Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.
A ação contou com a parceria das Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e Mobilidade e Trânsito (SMT), do Centro de Atendimento Social (CAS/Caec), da Sejudh, Escritório de Contabilidade Francisca das Chagas, Centro de ensino profissional Profissionaliza, da Fundação Esperança, do Iespes, da Unama, Uepa, dos vereadores Andreo Rasera, Alba Leal, Elielton Lira e entidades representativas de PCDs.
Confira mais fotos da ação: