3. Assistência Social
  4. Mais de 100 mulheres participam de ação do Centro Maria do Pará em parceria com a Unama
Mais de 100 mulheres participam de ação do Centro Maria do Pará em parceria com a Unama Autor: Ronaldo Ferreira - CCOM

Geisa de Oliveira
Foram ofertados atendimentos jurídicos e em fisioterapia, psicologia, enfermagem e gastronomia.

Na manhã desta quarta-feira, 08, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Centro de Referência Especializado em Atendimento à Mulher em Situação de Violência – Maria do Pará, e o Centro Universitário da Amazônia (Unama) ofertaram atendimentos jurídicos e em fisioterapia, psicologia, enfermagem e gastronomia. A ação foi realizada no Centro Maria do Pará, altos do Mercadão 2000, para mulheres acompanhadas pela unidade e, também, aos idosos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Ribeirinho e comunidade.

De acordo com Raimunda Ferreira, coordenadora do Centro, o objetivo foi proporcionar às mulheres orientações sobre direitos de família e, também, outras atividades.

"130 mulheres participaram da ação que foi muito importante, pois ofertou diversas atividades relacionadas a questões jurídicas, atendimentos de enfermagem (aferição de pressão e glicemia), fisioterapia (massagens e alongamentos), atendimentos psicológicos (com escuta e orientações). Elas aprenderam ainda a preparar uma deliciosa salada, em uma oficina de saladas, ministrada pelos acadêmicos do curso de Gastronomia", observou a coordenadora.

"Fiquei sabendo desta ação por uma amiga. Eu achei muito importante para a comunidade, porque além de ser gratuito são profissionais especializados e atenciosos, a gente pôde tirar bastante dúvidas com eles, foi um movimento muito importante", disse uma participante de 39 anos, residente em Alter do Chão.

O professor Rafael Marques Cohen, coordenador do curso de Direito da Unama, falou sobre mais esta parceria.

"Foi uma satisfação muito grande em estar mais uma vez no Centro Maria do Pará, trazendo atendimentos jurídicos para essa ação que envolveu toda a comunidade. Trouxemos os outros atendimentos dos nossos cursos, voltados às mulheres e idosos, para receberem esses atendimentos gratuitos. É com imensa alegria que podemos oportunizar esses atendimentos".

"Foi sem dúvidas mais uma ação muito boa, pois nossos usuários e comunidade, tiveram a oportunidade de ter acesso a vários serviços, agradecemos mais essa parceria com o Centro Universitário da Amazônia - Unama", agradeceu Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.