3. Assistência Social
  4. Maio Laranja: seminário e blitz chamam a atenção da população
Maio Laranja: seminário e blitz chamam a atenção da população Autor: Agência Santarém

Maio Laranja: seminário e blitz chamam a atenção da população

Geisa de Oliveira
A campanha continua sendo realizada.

Aberta oficialmente no dia 18 de maio, com o dia D de Combate ao Abuso e a Exploração de Sexual de Crianças e Adolescentes na Escola de Artes Emir Bemerguy, a programação da campanha Faça Bonito realizou na manhã desta quinta-feira, 25, o seminário Violência contra Criança e Adolescente, no município de Santarém. No final da tarde foi realizada uma blitz na BR 163 para informar e conscientizar condutores de veículos sobre a importância do tema da programação.

O seminário abordou sobre as violências contra crianças e adolescentes atendidas pela Delegacia Especializada de Atendimento a Criança e ao Adolescente (Deaca), bem como, foram apresentadas as ações do Selo UNICEF e o Diagnóstico de Violência Contra Criança e Adolescente no Município de Santarém.

A presidente do Comdca, Roselene Andrade, detalhou sobre a importância da realização do diagnóstico.

“Um seminário que reúne todos os atores da rede de defesa e proteção, as políticas intersetorias, como educação, saúde, assistência social, conselhos tutelares, 5ª Vara da Infância, Delegacia Especializada, Cerest, instituições da sociedade civil que são os atores que compõem o sistema de garantia de direitos dentro do nosso município e que vão estar validando esse diagnóstico, que aponta hoje o número de violência contra a criança e o adolescente, que de fato passaram pela rede de defesa e proteção, quais são hoje os nossos desafios, quais os gargalos que nós ainda como rede precisamos enfrentar, pontua estratégias e resolução destas questões para fortalecer, cada vez mais, a garantia de direitos das crianças e adolescentes", detalhou Roselene.

A presidente explicou que o diagnóstico contou com apoio da Cargill e da Childhood Brasil, Comdca e a Prefeitura de Santarém, que fazem parte de um projeto denominado Arco Norte, cujo objetivo é fazer a implementação da Lei nº 13.431, que trata dos procedimentos das garantias de direitos de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência e, também, de implantar o fluxo de atendimentos que será utilizado por toda a rede de defesa e proteção do município.

"É importante dizer que não basta o trabalho da polícia, do judiciário, do ministério público, é importante que todos os órgãos de proteção estejam trabalhando de forma integrada para que a gente possa ter resultados eficientes. Os números nos mostram que é importante ainda trabalhar de forma incisiva contra esses crimes praticados contra menores, não só de natureza sexual, mas outros tipos de crimes também. A nível de crimes sexuais nós temos inúmeros aqui, estupro de vulnerável, comum, importunação", observou Andreza Sousa, diretora da Deaca.

A secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, avaliou que, a partir do conhecimento do diagnóstico, o trabalho será cada vez mais efetivo.

“O grupo de trabalho aumentou, nós temos uma rede muito forte trabalhando em Santarém. A partir dos números locais que a gente vai poder, realmente, implementar de forma mais efetiva essas políticas públicas. Conhecer os números é mais importante para um resultado mais efetivo do trabalho. A campanha Faça Bonito envolve a rede de defesa e proteção de crianças e adolescentes e envolve toda a sociedade, nós temos situações desafiadoras para a gestão e a segurança pública, mas a gente precisa trabalhar sempre junto".

O evento contou com palestra de Roselene Andrade – Presidente do Comdca e Andreza Sousa – diretora da Delegacia Especializada de Atendimento a Criança e ao Adolescente (Deaca).

À tarde, aconteceu uma blitz na BR 163, nas proximidades do Zé Quincó, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santarém e Cargill. Centenas de motoristas e motociclistas foram abordados e puderam levar para suas casas informações sobre a campanha com os canais de denúncia.

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) apoiou a ação de trânsito, juntamente com a PRF.

"Pra gente da PRF é motivo de muita alegria estar ombreando com outros órgãos da Prefeitura e quando a gente tem essa oportunidade de ter essa interação com o serviço público, ainda mais defendendo uma causa tão nobre quanto essa, pra gente é uma alegria imensa. A PRF se coloca sempre a disposição pra servir a sociedade e ainda mais como é uma causa de altíssima relevância como essa", disse o PRF Amóis, à frente da Comunicação Social da instituição em Santarém.

A programação continua com a realização de mais uma blitz nesta sexta-feira, 26, às 18h, na Praça do Pescador, em frente ao Terminal Fluvial de Santarém.