1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Livro 60+ Tapajoara narra histórias de pessoas da melhor idade atendidas pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI)
Livro 60+ Tapajoara narra histórias de pessoas da melhor idade atendidas pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI) Autor: Agência Santarém

Livro 60+ Tapajoara narra histórias de pessoas da melhor idade atendidas pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI)

Júlio César Antunes
Publicado em - Atualizado
Lançamento da obra foi realizada na tarde desta quinta-feira (25); iniciativa é fruto da parceria entre Prefeitura de Santarém e a Ufopa.

Maria Elcimar Lira, de 65 anos de idade, é atendida pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI) há 20 anos. Na tarde desta quinta-feira (25), ela e mais 14 pessoas da melhor idade tiveram a oportunidade de lançar o livro “60+ Tapajora”. A iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

"A experiência na produção desse livro foi muito boa. Durante as atividades, a gente pôde conhecer muitas coisas que eu pensava que nem podia fazer, como aprender a mexer em computador. Eu pensava que levava choque [risos]... Tivemos a oportunidade de conhecer mais sobre as abelhas, os derivados do mel, as borboletas e muitas coisas. Foi ótimo. Estou muito feliz”, relatou a aposentada Maria Elcimar Lira.

O programa institucional teve como objetivo integrar a terceira idade ao ambiente universitário. Em 2023, os idosos participaram de seis encontros na Ufopa com diferentes temas como beleza, saúde, literatura, conheceram os laboratórios da universidade, além de atividades de esporte e lazer.

"Participaram de atividades variadas para que eles realmente conhecessem o ambiente universitário, fizessem parte da nossa realidade e contassem um pouco das suas memórias, das suas histórias. Esse contar os fatos que marcaram a vida, resultou no '60+ Tapajoara' que estamos lançando hoje nessa tarde de autógrafos”, explicou a professora da Ufopa Ediene Pena.

A secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, destacou a parceria juntamente com todo o trabalho desenvolvido no CCI para a valorização da pessoa idosa.

"Estamos muito felizes por todos vocês. Eles capricham em tudo o que é feito e estão belíssimos nesta tarde de autógrafos com os familiares e amigos. A frase ‘Juntos somos mais fortes’ cabe muito bem nessa tarde, nesse espaço que já tem toda a referência de acolhimento ao idoso. Estamos aqui com uma instituição que amplia muito mais seu trabalho quando traz essa ação para somar conosco. Estamos de portas abertas para novas parcerias".

A impressão da obra foi financiada pelo Fundação de Integração Amazônica (FIAM) e estão disponíveis para leitura no CCI e na biblioteca da Ufopa.

Galeria

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.