3. Assistência Social
Janeiro Branco: usuários do Creas participam de ação Autor: Divulgação Semtras

Janeiro Branco: usuários do Creas participam de ação

Geisa de Oliveira
Tema: Quem cuida da mente, cuida das vidas.

Com o objetivo de alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do stresse, como ansiedade, depressão e pânico, foram realizadas ações alusivas ao Janeiro Branco.

A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou para mais de 30 usuários momentos de reflexão, em parceria com o Centro de Apoio Psicossocial infantojuvenil (Capsi).

A ação trouxe o tema: Janeiro Branco - Quem cuida da mente, cuida das vidas, proporcionou reflexões sobre a importância e a prevenção dos cuidados com a suade mental.

Os participantes que não podem ser identificados aprovaram a iniciativa.

"Foi uma atividade bem divertida, bem interativa, e foi bom, foi legal e vou estar sempre participando", contou um participante.

"Achei muito bom, Janeiro Branco, foi um assunto que aprendi muitas coisas, sempre que tem atividade eu gosto de assistir, são pequenas coisas que fazem por nós, tenho um filho de 16 anos, que é acompanhando aqui, e eu gosto de participar dessas atividades", contou a mãe de um usuário.

"O Janeiro Branco é uma oportunidade incrível para aumentar a conscientização sobre a saúde mental. Durante a roda de conversa, foi ressaltado a importância de identificar sinais de sofrimento nas falas das pessoas. Foi enfatizado a necessidade de sermos solidários, respeitosos, empáticos e compreensivos uns com os outros. Além disso, foi destacado a importância da autopercepção e da busca por ajuda profissional quando se está sofrendo mentalmente. Acreditamos firmemente que essas rodas de conversa são essenciais para quebrar o estigma em torno da saúde mental e para promover um ambiente mais acolhedor e compreensivo para todos. Juntos, temos a capacidade de fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Nosso objetivo é não apenas refletir sobre nossa própria saúde mental, mas também encontrar maneiras eficazes de promovê-la entre nossos usuários do Creas", destacou Mariele Araújo, coordenadora do Creas.

"A saúde mental é fundamental para nosso bem-estar geral e é tão importante quanto a saúde física.  Este mês que é o primeiro do ano, traz essa reflexão cada dia mais necessária, é preciso buscar falar mais sobre o tema e também buscar ajuda. Levar para os nossos serviços essas temáticas mensais são muito importantes", avaliou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.