A terceira idade é um período de grandes transformações para o indivíduo. Isso inclui uma série de mudanças físicas, psicológicas, doenças, afastamento ou perda de pessoas queridas, além de uma redução da independência e autonomia de modo geral. As vicissitudes dessa fase da vida, fazem com que o sentimento de solidão se tornem ainda mais agudo, o qual foi intensificado com o isolamento social em decorrência da pandemia da Covid 19.
Muitos idosos acabaram desenvolvendo ou intensificando problemas relacionados a saúde mental, pois tiveram que deixar de realizar atividades que lhe proporcionavam bem estar. Pensando nisso, a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nova República realizou um passeio para os idosos participantes do Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV) para a Praia de Ponta de Pedras com o intuito de proporcionar o bem estar, a socialização, o fortalecimento de vínculos interpessoais.
De acordo com a Psicóloga Helen Janine, técnica de referência, esse momento com os idosos na praia foi revigorante. "O ano de 2020 foi marcado pela pandemia da Covid 19, que exigiu medidas cautelosas para o combate da doença, como isolamento social, na qual a população se viu diante de uma realidade desconhecida, causando medos e incertezas, principalmente para o público de pessoas idosas. Público esse, que além de fazer parte do grupo de risco, precisou vivenciar de uma forma mais intensa o isolamento social, tendo que interromper suas rotinas e atividades sociais para permanecer em casa. Então esse passeio foi muito importante para eles. Estavam felizes e empolgados, muito gratificante ter participado esse momento".
Marlin Maria da Silva, 60 anos, contou que foi um dia incrível. "Eu amei o passeio, sair da rotina me fez muito bem. Quero participar mais vezes e ninguém imagina a minha felicidade. É muito bom sair da rotina, estar em contato com a natureza. Me fez esquecer os problemas cotidianos."
"O passeio possibilitou aos idosos um dia de muita diversão e também serviu para que os integrantes do SCFV da pessoa idosa do Cras Nova República pudessem rever amigos que estavam distantes devido a suspensão dos serviços e o isolamento social como medida de proteção. Sabemos o quanto é importante criar momentos de interação, e como estamos no verão, nada melhor que aproveitar as nossas belas praias. Muito além de um dia na praia, este momento possibilita o contato com a natureza, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, novas experiências e diversos outros benefícios que impactam de forma positiva a vida de todos", observou Sandra Santana, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social