Muita alegria e gratidão tomou conta dos idosos participantes dos 8 Centros de Referência e Assistência Social (Cras), Centro de Convivência do Idoso (CCI) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que caminharam no início da noite desta sexta-feira, 02, na 13ª edição da Romaria da Terceira Idade em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, padroeira dos católicos santarenos.
A romaria, colorida com balões azul e branco, saiu da Praça das Flores e seguiu pela Barão do Rio Branco. Houve parada em frente ao Lar São Vicente de Paulo, para homenagear os idosos lá acolhidos.
Durante a caminhada os idosos rezaram, cantaram e balançaram os balões. Na chegada os caminhantes foram recepcionados por um grande público que estava esperando para a celebração na Catedral de Nossa Senhora da Conceição.
“A Romaria da Melhor Idade está entre os 17 eventos que compõem a programação da festa de Nossa Senhora da Conceição. É uma Romaria mais curta onde todos da melhor idade são convidados, e aí entra também as organizações que constituem os idosos. É uma caminhada que valoriza também a todos aqueles na sua melhor idade, buscam a saúde física e espiritual através dos exercícios, através dos seus clubes e organizações que fazem com que nós possamos também ter este olhar para o idoso e poder assim valorizar a vida e pedir as bênçãos de Nossa senhora da Conceição", explicou o Padre Rui Barbosa Cura da Catedral – Vigário Geral da Arquidiocese de Santarém.
Maria Leuza Marques Menezes, usuária do CCI, contou sobre a emoção de após 2 anos estar participando da Romaria. “Foi uma gratidão e emoção ter acompanhando Nossa Senhora da Conceição depois de dois anos. Obrigada Maria, obrigada senhor, abençoa todos nós santarenos, famílias, os doentes, os presidiários, todos, todos, mãe."
“Foi muito especial, muito mesmo, é com uma emoção muito grande no coração que a gente veio hoje prestigiar nossa mãezinha do céu trazendo os nossos idosos para este momento de muita fé e gratidão por estarmos aqui mais um ano fazendo essa linda homenagem a nossa mãezinha", avaliou Lívia Paternostro, coordenadora do CCI.
“Sabemos da importância da nossa proximidade com Deus e Nossa Senhora que está sempre intercedendo por nós. Foi sem dúvidas um momento de reencontro dos nossos idosos da assistência social e de Santarém, neste momento de fé e devoção. Sabemos que a saudade de ter este momento era grande, e muitos foram agradecer por estarem aqui após tudo que foi vivenciado nesses dois anos. Desejamos que Nossa Senhora da Conceição continue intercedendo por todos nós. E que no próximo ano possamos caminhar juntos novamente", observou Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.