3. Assistência Social
  4. Geração de renda: ofertado pela Prefeitura, mulheres participam de curso de pintura em guardanapos
Geração de renda: ofertado pela Prefeitura, mulheres participam de curso de pintura em guardanapos Autor: Agência Santarém

Geisa de Oliveira
Curso foi ministrado para 20 usuárias do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

Com objetivo de proporcionar capacitação de mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social e as que se encontram fora do mercado de trabalho, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Nova República realizaram o curso de pintura em guardanapos.

De acordo com a coordenadora Jaciara Simões, o artesanato é fonte de renda de muitas pessoas que alia técnica, talento e criatividade.

"É uma oportunidade de trabalhar com materiais diversos e, através, de um processo artesanal ter a oportunidade de contribuir para o sustento da família", ressaltou.

O curso, com carga horária de 40 horas, foi ministrado para 20 usuárias do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), tendo como facilitadora a instrutora de Formação Profissional Rural e Promoção Social, Mayllin dos Santos de Souza, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

"O objetivo do Senar é qualificar e formalizar essas mulheres para o mercado de trabalho, incrementando uma renda extra no orçamento familiar", reforçou a instrutora.

Para Euzamile Brito, uma das participantes do curso, a pintura em tecido, além de ser uma arte muito prazerosa, estimula o cérebro de diversas formas, aguçando a criatividade.

"Isso mantém nossa mente ativa, além de ser um trabalho muito relaxante com efeitos terapêuticos. Sabemos que a pintura é realmente uma atividade que estimula a socialização, a troca de ideias e foi o que realmente aconteceu nesta semana, sem falar na geração de renda que ela proporciona. Eu só tenho a agradecer por mais essa oportunidade oferecida pela Prefeitura de Santarém. Renovei  minhas ideias, minhas energias e adquiri novos aprendizados", relatou.

Possibilitar às usuárias da rede socioassistencial profissionalização, geração de renda, a inserção ou a reinserção no mercado de trabalho são alguns dos objetivos deste curso, de acordo comn a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito.

"É muito bom ver que elas conseguiram assimilar a idéia e puderam colocar em prática sua criatividade. Desejamos que todas as mulheres possam conseguir melhorar a renda familiar".