A última visita da imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição de 2024 aconteceu nesta terça-feira, 19, no hall da Prefeitura de Santarém e foi marcada por muita fé e emoção com a chegada da romaria dos profissionais liberais e servidores públicos e entrega de castiçais que foram produzidos pelos usuários - idosos - e colaboradores das equipes de Proteção Social Básica, da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras).
Os 500 castiçais foram produzidos e iluminarão o translado da imagem neste sábado, 23, que sairá da Catedral Metropolitana de Santarém até a Igreja de São Sebastião, um dia antes da realização do grande círio do povo católico de Santarém.
Representando a Arquidiocese de Santarém, o padre Ruy Barbosa, da cúria da Catedral Metropolitana, destacou este momento de fé.
"É um momento festivo, é um momento de confraternização para os servidores públicos e, também, para os profissionais liberais de agradecer pelo ano que está findando bem, graças a Deus, apesar de todas as barreiras e esse momento festivo da festividade de Nossa Senhora da Conceição. Sempre a gente fica muito feliz em receber nossa santa, a peregrina, Nossa Senhora da Conceição às vésperas do Círio, onde a gente passou o ano com bastante luta e sempre rogando a ela a nossa proteção por Santarém. Vivenciamos hoje um momento muito difícil por nossos ribeirinhos, hoje mesmo precisando de água potável, nós estamos cuidando dessa poça, ajudando os ribeirinhos e clamamos pela Nossa Senhora da Conceição que ela possa interceder. Possa vir logo a chuva para amenizar esses sofrimentos, principalmente do nosso ribeirinho. Santarém festeja e celebra esse momento tão importante para a nossa religiosidade,” disse o padre.
Amauri e Massaraí Aguiar, o casal responsável pela transladação, agradeceram a entrega dos castiçais.
O secretário municipal de Governo, Emir Aguiar, representou o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.
"A festa de Nossa Senhora da Conceição tem neste momento, quando a gente se une à primeira-dama do município e secretária Celsa Brito, através de um trabalho da assistência social onde são entregues os castiçais, que tem um símbolo de luz uma vez que serão utilizados na transladação do Círio da Conceição, além de ser um trabalho social, além de ser uma ajuda que vem dar brilho maior a nossa procissão", observou Emir.
“Ano findando, com as bênçãos de Deus e de Nossa Senhora da Conceição. É um sentimento de muita emoção, gratidão e renovação de fé poder estar trazendo esse carinho feito através dos nossos usuários idosos dos 8 CRAS. Esses castiçais têm um imenso simbolismo para todos nós. Significa luz e esperança. Um novo caminhar ao chegar ao final das festas, então a transladação, ela traz muito isso. E hoje a gente tem realmente esse momento especial com a presença da imagem aqui vinda através da romaria dos servidores públicos e profissionais liberais e a Semtras com essa missão, ficando responsável para o ano que vem de estar assumindo essa romaria, então é sempre com muita gratidão, mais agradecer do que pedir que ela realmente não esqueça de nós como mãe e como filhos, ” disse emocionada, a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito.