A Prefeitura de Santarém está recebendo uma equipe do projeto InovaJuntos, que realizou na quarta-feira, 13, uma reunião no gabinete do prefeito Nélio Aguiar com secretários de governo. Também foi realizada uma visita técnica nas dependências das futuras instalações da Sala de Inovações do projeto, além de uma capacitação aos servidores que estarão atuando diretamente neste espaço, previsto para ser inaugurado no mês de outubro.
Rhaellyse Oliveira, assessora internacional do projeto InovaJuntos, que é implementado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), contou que Santarém está na etapa da implantação dos espaços de inovação. A equipe já esteve, em outros momentos, colhendo informações sobre o território, desafios e dificuldades que o município possui. Foi elaborado, também, um diagnóstico para poder identificar, por diversas perspectivas, como o município é visto sobre sua potencialidade e os desafios.
"Desse momento, a gente conseguiu pensar sobre como seria a implementação do espaço de inovação, que já era uma entrega prevista no projeto, e é um espaço pra gente cooperar com ideias e discussões a respeito de problemáticas identificadas no município. O nosso projeto tem uma parte orçamentária da CNM, que disponibilizou para a construção dos espaços. Para Santarém foi disponibilizado material de escritório, computadores, cadeiras, mesas, câmeras de filmagens e várias outras coisas que foram solicitadas e esse espaço será o espaço físico que vai funcionar como uma incubadora de ideias", detalhou assessora.
"O espaço será utilizando, também, por todos os secretários da gestão municipal. Ele é um espaço que começa com a questão dos indicadores na área social, porém, vamos estar avançando com relação a esses indicadores, que precisam ser um espaço que vai apresentar soluções para os problemas da administração pública, então, precisa ter toda a interlocução com todo o secretariado, com todas as pastas, contando com o segmento comercial, empresas com os segmentos das universidades e, também, com a sociedade civil organizada. A ideia é que nós tenhamos um espaço que trará inovações com relação aos indicadores, e que permitirá uma decisão mais assertiva ao planejamento orçamentário do município, a própria questão de tomadas de decisão, onde aplicar recursos de uma determinada política pública, baseada e sustentada por dados e diagnósticos e, principalmente, pelos indicadores que serão disponibilizados a partir da sala de inovação", explicou Roselene Andrade, técnica de Referência do InovaJuntos Santarém.
“A gente acompanha desde o início o projeto InovaJuntos que traz para Santarém uma importante cooperação e que já nos proporcionou levar por meio do Prefeito a Portugal as nossas experiências. O projeto tem sido um grande parceiro nesse olhar mais técnico sobre nossas potencialidades, dificuldades e sem dúvidas com a implantação desse espaço irá nos proporcionar grandes avanços em várias políticas públicas voltadas à população de Santarém", avaliou Celsa Brito.
Para o prefeito Nélio Aguiar, participar do Inova Juntos possibilita ao município avançar, ainda mais, em se tratando de desenvolvimento sustentável.
"Essa troca de experiências contribui para a implementação da Agenda 2030 e, consequentemente, nos permite chegar às metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), garantindo a execução de importantes políticas públicas para a população de Santarém", lembra o gestor.
A reunião contou com a presença das secretárias Celsa Brito (Trabalho e Assistência Social), Josilene Pinto (Finanças), Sandra Santana (Portos e Transporte Aquaviário), os secretários Paulo Jesus (Administração) e Alaércio Cardoso (Turismo) e Rosemary Fonseca, chefe do NDE, representando o secretário de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia, Ronan Liberal Jr. representando a secretaria de planejamento Rose ??? e os secretários de administração Paulo Jesus e de Turismo Alaércio Cardoso.