A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), realizou nesta quinta-feira,15, no Centro de Convivência do Idoso (CCI), o Encontro Intergeracional com destaque para a 9ª edição da campanha "Seu Imposto de Renda Rende Sorrisos de Crianças e Idosos de Santarém". O evento também marcou a assinatura do Termo de Fomento do Projeto “Segurança e Conforto na Melhor Idade”, executado pelo Lar São Vicente de Paulo.
A campanha, lançada em 31 de março, incentiva a destinação de até 6% do Imposto de Renda devido aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), cujo objetivo é fomentar projetos sociais e políticas públicas voltadas aos públicos infantojuvenil e idoso do município. Até o momento, mais de R$ 42 mil já foram arrecadados para os fundos segundo informações da Receita Federal.
Durante o evento, representantes dos conselhos municipais do Conselho da Criança e do adolescente (Comdca), Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e gestores públicos destacaram o impacto da campanha, que já movimentou cerca de R$ 3 milhões em recursos entre editais privados, repasses e destinações via imposto de renda nos últimos anos. Projetos como a construção da quadra do CCI, a implantação da piscina terapêutica e diversas melhorias estruturais são frutos diretos dessas captações.
Na cerimônia, a presidente do Comdca, Roselene Andrade, destacou que a campanha ganhou reconhecimento nacional como exemplo de boa prática e será apresentada em capacitação para prefeitos do estado do Pará.
A titular da Semtras, Celsa Brito, representou o prefeito Zé Maria Tapajós, agradeceu o envolvimento da sociedade e reforçou a importância da destinação local dos recursos do Imposto de Renda. “O mais importante é que esse dinheiro está mudando realidades, promovendo dignidade e fortalecendo nossa rede de proteção de crianças e adolescentes de Santarém”, afirmou emocionada.
Raimundo Nonato, 75 anos, usuário do CCI, reforçou a importância do convívio e da memória afetiva que os encontros intergeracionais proporcionam: “É bom estar em comunhão, reencontrando tantas pessoas conhecidas e também ver as crianças e adolescentes conosco”. Disse o idoso.
O evento terminou com apresentação do canto coral do projeto Transformar e também de ginástica dos Idosos usuários do CCI.