Nesta data em que celebramos o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), destaca que o município realiza, através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), atendimentos especializados.
O Creas configura-se como uma unidade pública e estatal que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual ou tráfico de pessoas).
O Centro tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da família no desempenho de sua função protetiva ofertando e referenciando serviços especializados de caráter continuado para famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos, conforme dispõe a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, através do Sistema Único de Assistência Social (SUAS),
De acordo com a coordenadora Roberta Aguiar, o Creas oferta apoio, orientação e acompanhamento à família com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou direitos violados; Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, LGBTQIAPN+ e a pessoas idosas e suas famílias. Além diss, é ofertado atendimento especializado à família com pessoas com deficiência, idosos com grau de dependência, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos.
"O Creas tem hoje em acompanhamento de seis casos do público LGBTQIAPN+. São casos de violência psicológica [homofobia] e negligência. Esse usuário recebe o acolhimento no equipamento, realiza a escuta pela equipe técnica e passa por atendimento e acompanhamento familiar. Tem acesso as orientações sobre os direitos e a partir daí são ofertados os devidos encaminhamentos", explicou Roberta.
"Nós estamos sempre prontos para atender as demandas relacionadas ao público LGBTQIAPN+ não só quando a violação acontece como é o caso do Creas, o município conta com oito CRAS que, também, que oferta diversos serviços para este público", observou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.
O Creas está localizado na Travessa Professor Carvalho, n° 500, Bairro Fátima, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Telefone: (93) 99226-4954.
Sobre a data
O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ acontece em 28 de junho e é comemorado todos os anos após os chamados Distúrbios de Stonewall (ou Revolta de Stonewall), nos Estados Unidos, uma revolta considerada um marco para a comunidade LGBTQ+ no mundo todo. A Revolta de Stonewall é o nome dado aos protestos que começaram em 28 de junho de 1969, quando um grupo de policiais invadiu o bar Stonewall Inn, no bairro de Greenwich Village, em Nova York.