3. Assistência Social
  4. Dia Internacional da Mulher é marcado por ações de cidadania e beleza
Dia Internacional da Mulher é marcado por ações de cidadania e beleza Autor: Agência Santarém/Jonathan Wesley

Dia Internacional da Mulher é marcado por ações de cidadania e beleza

Geisa de Oliveira
Mais de 360 pessoas participaram das ações

O Dia Internacional da Mulher, celebrado mundialmente ontem, 8 de março, foi marcado em Santarém por uma extensa programação que contou com ações em todas as secretarias de governo. Na Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) as atividades foram destinadas as usuárias dos serviços socioassistenciais com serviços de beleza e cidadania. Mais de 360 mulheres participaram.

Maria do Pará

No Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher- Maria do Pará foi realizado o “Ajuíza Mulher: faça valer o seu direito”, uma orientação jurídica e psicológica que atendeu 40 mulheres. A atividade contou com a parceria do Centro Universitário da Amazônia (Unama).

A advogada do Centro Maria do Pará, Natasha Nazareth, destacou que as mulheres já alcançaram muitas conquistas e hoje estão buscando cada vez mais os seus direitos.

“São séculos de luta. Hoje já avançamos em muitos direitos que parecem básicos, como direito ao voto, ser conhecida como sujeito de direitos, possibilidade de buscar os seus direitos e fazer valer o nosso papel em todos os seguimentos da sociedade. Essa parceria com o Núcleo de Práticas Jurídicas da Unama foi voltada a operacionalizar os direitos das mulheres realizando o ajuizamento das demandas que foram buscar atendimento”, observou a advogada.

A representante da Liga Acadêmica da Unama, Katiane Santos Guimarães, avaliou sobre as demandas recebidas durante a ação e como será o processo, a partir de então.

“Aqui prestamos atendimentos relacionados à questão de alimentos e averbação de paternidade. Mais de 30 mulheres foram ouvidas. Aquilo que não conseguirmos resolver hoje será levado ao Núcleo de Práticas Jurídicas para que o acompanhamento necessário seja continuado”, esclareceu a acadêmica.

“Essa ação foi muito importante pra nós mulheres, pois é difícil a gente ter acesso a esses serviços. No meu caso eu vim resolver sobre divórcio, a gente não sabe os nossos direitos, então está sendo um lugar perfeito para a gente aprender mais sobre os nossos direitos do dia a dia, e não devemos ter medo de se expor e procurar ajuda. Temos que perder o medo”, contou uma usuária do Centro.

Centro de Convivência do Idoso

Já no Centro de Convivência do Idoso (CCI) mais de 70 usuárias comemoraram a data com um café da manhã especial, música ao vivo, maquiagem, penteados e sorteio de brindes.

A coordenadora do CCI, Lívia Paternostro, contou que a programação foi muito animada e que as idosas aproveitaram para ficarem mais bonitas. “Foi uma manhã muito animada, todas participaram da atividade que foi preparada com muito carinho. Todos os dias são especiais em nossas vidas, mas esta data é muito especial e não poderíamos deixar de prestigiá-las.”

Cras Urumari

Uma grande ação também foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Urumari.

Foram ofertados serviços estéticos com limpeza fácil, corte de cabelo, design de sobrancelha, além de atualização, inclusão e transferência de domicílio do Cadastro Único. Ao todo, 250 pessoas receberam atendimentos durante a ação que contou também com apresentação do Coral Luz do Mundo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Crianças e Adolescentes.

Maria Madalena Cunha de Carvalho esteve entre as participantes da ação.“Foi muito bom, nós mulheres geralmente dizemos que não temos tempo pra nada, mas temos sim, e hoje tiramos aquele tempo, para estar aqui.”

“Superamos a expectativa de atendimentos e foi muito gratificante enxergar no sorriso de uma mulher quando ela recebe um serviço de beleza como os que foram ofertados e também os demais atendimentos”, pontuou a coordenadora do Cras Urumari, Ingredi Aguiar.

A secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito participou da programação em homenagem a mulher. A primeira agenda foi cumprida no plenarinho da Câmara Municipal de Santarém na comemoração do primeiro ano de implantação da Procuradoria da Mulher e o primeiro ano das Atividades da Patrulha Maria da Penha.

A titular da Semtras destacou a importância do trabalho realizado em conjunto pela rede de defesa e proteção da mulher e que há um ano ganhou mais dois reforços com a implantação dos dois serviços ofertados para as mulheres vítimas de violência em Santarém.

“Esta é uma data importante, onde lembramos o motivo da data e também nos orgulhamos com as conquistas que nós, mulheres, já alcançamos. Cada vez mais nós estamos conquistando nossos espaços, temos todo um jeito de lidar com as situações do dia a dia, estamos para somar em várias atividades, somos fortes, guerreiras e sabemos que podemos continuar alcançando nossos objetivos. Hoje foi um dia de importantes ações voltadas às nossas mulheres com ação de cidadania e beleza com a presença de mais de 360 pessoas”, salientou a secretária.

Durante todo o mês de março, diversas outras atividades serão realizadas. Confira a programação:

Ação

10//03

auditório do Restaurante Popular

Projeto "Valoriza Mulher"

Cras São José Operário

Projeto “Ame-se”. Serviços de coleta de PCCU, aferição de glicemia, pressão+ testes de DSTs com distribuição de preservativos

Tarde

motivacional sobre autoestima e resgate do autocuidado com psicóloga do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres (NPPM) Semtras, e momento de beleza com Mary Kay

auditório do Restaurante Popular

encerramento com entrega prêmios