1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Dezenas de pessoas com deficiência participam da caminhada alusiva ao Setembro Verde
Dezenas de pessoas com deficiência participam da caminhada alusiva ao Setembro Verde Autor: Agência Santarém

Dezenas de pessoas com deficiência participam da caminhada alusiva ao Setembro Verde

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
.

Dezenas de pessoas com deficiência atenderam ao convite da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e o Núcleo de Direitos da Pessoa com Deficiência (NDPD), e participaram ontem, 7, da caminhada alusiva ao Setembro Verde, que celebrou o mês da Pessoa Com Deficiência.

O tema abordado deste ano foi ‘A Inclusão começa no Coração’, e objetivou despertar, na sociedade, a importância da luta dos direitos da pessoa com deficiência, e que a inclusão começa no coração de cada um de nós.

“O NDPD caminha junto com as entidades de defesa dos direitos da pessoa com deficiência no sentido de garantir os direitos já conquistados e fortalecer cada vez mais as ações, programas e projetos voltados para beneficiar os associados da classe e as famílias das pessoas com deficiências no município de Santarém. Por isso, realizamos esta primeira caminhada e, para nós, foi considerada um grande sucesso. Foi um momento de caminhar juntos com a certeza de que iremos dar continuidade nessa luta pelos direitos das PCDs de Santarém,” destacou Marcicley Caldas, coordenador do Núcleo de Direitos da Pessoa com Deficiência (NDPD).

“Nós aceitamos o convite de imediato porque temos o interesse de incluir todos os nossos deficientes, tanto intelectual, quanto físico. Então, nada melhor do que participar. A inclusão é isso, começa no coração,” observou Andrea Carvalho, coordenadora do SER 2 Apae.

Andreo Rasera, que é o primeiro vereador cego de Santarém, esteve representando a Câmara Municipal de Vereadores. “Essa caminhada tem uma importância muito grande. Nós, no último dia 21, comemoramos a luta da pessoa com deficiência. Hoje, o tema da nossa caminhada é a ‘Inclusão começa pelo coração’ e foi o momento de demonstrar para toda a sociedade santarena que nós PCDs somos capazes e temos capacidade de estar inseridos, incluídos e buscando a nossa acessibilidade e o nosso espaço,” disse o vereador.

A assistente social, Nádia Rufino, pessoa com deficiência física congênita com má deformação, escoliose aguda, faz parte da Adefis há 20 anos e caminha na luta pela inclusão. “A gente sempre encontra dificuldade no dia a dia, se eu for para um lugar de três andares, para subir sem elevador, e vou ter dificuldades de subir escadas, devido a minha deficiência,” contou Ladia.

“Essa foi a primeira de muitas que virão. Nós temos na nossa secretaria o NDPD que vem avançando no apoio a PCDs e essa realização foi para chamar a atenção para a sensibilidade e o respeito das pessoas quanto as pessoas com Deficiência do nosso município, vamos continuar avançando para que esse público tenha políticas públicas mais eficazes para eles,” observou Sandra Santana, secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.

A caminhada contou com a presença de membros das entidades de pessoas com deficiência de Santarém como: Associação de Deficientes Visuais do Baixo Amazonas - ADEVIBAM, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santarém – APAE, Associação dos Amigos Portadores de Deficiência do Tapajós – AAPDT, Associação dos Surdos de Santarém – ASUSANT, Associação dos Deficientes Físicos de Santarém – ADEFIS, Associação de Pais de Pessoas com Necessidades Especiais do Tapajós – APPNET, Associação Santarena para Inclusão das Pessoas Cegas e com Baixa Visão - ASSIC, Associação Santarena de Desporto Paraolímpico - ASDEPA, Casa Azul e Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência de Santarém – CMDPDS, Câmara Municipal de Vereadores, Secretarias municipais de Saúde e Educação e de Mobilidade e Trânsito.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.