A ação de prevenção contra a AIDS aconteceu na manhã desta segunda-feira, 04, no Centro de Atendimento Social (Cas/Caec), fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento em HIV/AIDS de Santarém (CTA/SAE), e Posto de Saúde do bairro Jardim Santarém, na ocasião foi realizada palestra e atividades, incluindo distribuição de insumos de prevenção, materiais educativos, orientações e testagens rápidas.
De acordo com Delma Silva, coordenadora interina do Cas, ao todo foram realizados 31 atendimentos com a realização de 124 testes rápidos.
“Foi uma ação muito positiva, segunda-feira, é um dia de muito fluxo de pessoas em busca de atendimentos e, assim, conseguimos levar a mensagem da prevenção para um grande número de pessoas que inclusive aproveitou para realizar seus testes rápidos e buscar orientações,” disse Delma.
Alexandre de Lira, enfermeiro do posto de saúde do bairro Jardim Santarém, estava com a equipe do CTA itinerante, realizando a ação de prevenção no Cas/Caec.
“A gente trouxe serviços descentralizados de testagens HIV, Sífilis, hepatite B, de uma forma de fazer com que a população tenha conhecimento da sua condição e se apresentar qualquer tipo de alteração ou não é feito o encaminhamento no mesmo dia para o CTA para os devidos seguimentos no serviço. É importante fazer a testagem e caso ocorra alguma alteração, na condição do paciente, no seu diagnóstico, iniciar o quanto antes para que a gente evite as complicações, é possível estar vivendo com HIV e ter uma vida normal, trabalhar, estudar, fazer atividades físicas, dançar, namorar, mas é importante que se tenha o cuidado e tomar a medicação correta e se proteger e proteger quem a gente ama,” destacou o enfermeiro.
Hilari Pereira Duarte, 22 anos, residente do bairro Interventoria, estava no Cas/Caec, em busca de atendimento, ela aproveitou para fazer pela primeira vez as testagens.
“Eu achei bem interessante, porque eu nunca tinha feito testagens, aproveitei para fazer logo e isso é bem importante,” disse a usuária.
“Ações e parcerias temáticas são sempre realizadas no Cas/Caec, temos um público grande diariamente e com certeza a mensagem da prevenção contra a AIDS e outras doenças, será disseminada nos bairros em que essas pessoas que estavam ali residem. Esse é o nosso objetivo levar sempre as campanhas, orientações e atendimentos para mais pessoas,” avaliou Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.
Dezembro Vermelho
Dezembro Vermelho representa uma iniciativa voltada à sensibilização para o tratamento precoce da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS ou SIDA) e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. Este mês foi designado pelo Ministério da Saúde em alusão ao Dia Mundial de Combate à AIDS, celebrado em 1º de dezembro. A escolha da cor vermelha está associada ao laço, símbolo emblemático na batalha contra a AIDS.