3. Assistência Social
  4. Ofertado pela Prefeitura, curso de Secretariado bate recorde de inscrições
Ofertado pela Prefeitura, curso de Secretariado bate recorde de inscrições Autor: Agência Santarém

Ofertado pela Prefeitura, curso de Secretariado bate recorde de inscrições

GAMA SG
Mais de 80 pessoas, assistidas pela rede de assistência do município, inscreveram-se.

O curso de Secretariado ofertou 70 vagas, porém houve um recorde de inscrições: 83 pessoas inscreveram-se e o curso fechou com 73 pessoas, capacidade máxima, sendo que 10 estão no cadastro reserva. A capacitação é ofertada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e o Núcleo de Trabalho, Emprego e Renda (NTER), em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec), e teve início na segunda-feira, 24.

O curso de Secretariado está sendo ofertado para as pessoas que já são assistidas pela rede de assistência do município. O objetivo é preparar novos profissionais para atuarem nesta área, com habilidades como: gerenciamento de agenda, redação de documentos diversos, planejamento e organização. A capacitação está sendo realizada de 15h às 17h, até o dia 27, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Urumari.

Para Sérgio Pereira, coordenador do Núcleo de Trabalho, Emprego e Renda (NTER), o curso traz a possibilidade dos usuários serem inseridos no mercado de trabalho, a partir da certificação. A descentralização, segundo o coordenador, possibilita melhor acessibilidade aos alunos.

“O objetivo do curso é capacitar os usuários atendidos pela Assistência Social para que possam serem inseridos e estarem capacitados para o mercado de trabalho. Inicialmente, abrimos 70 vagas, porém, tivemos um recorde de inscrições e fechamos a turma com 73 alunos e mais o cadastro reserva.  A gente está descentralizando o curso e trazendo para os bairros, tornando acessível para que as pessoas possam participar”, disse.

Juliane Carvalho, secretária da Associação de Moradores do bairro Alto Vigia (Asmobav), comentou sobre como o curso vem contribuir na sua profissão e ajudar na competitividade na hora de se candidatar a uma vaga no mercado de trabalho.

"O curso vem para certificar, para aprimorar aquilo que no meu caso, como secretária da Asmobav, já atuo. O secretariado de hoje não é o mesmo de 10 anos, mudou. Eu e outras pessoas do bairro estamos participando, isso vai fazer com que a gente possa estar profissionalizando-se para concorrer a uma vaga no mercado. Eu acho que essa política de trazer o curso para o bairro é muito positiva, agrega e facilita. Muitas vezes, a gente não tem condições para pagar um curso e deixamos de buscar a profissionalização para priorizar outras demandas mais urgentes. Estou gostando muito do curso, muitas ferramentas novas e os professores são muito didáticos também”, comentou.

Kleber Figueira, chefe da Sessão Itinerante do Capacita Santarém, falou sobre os benefícios do curso e sobre o diferencial desse profissional.

“O curso de secretariado vai selecionar e qualificar as pessoas para o mercado de trabalho, na situação da secretaria administrativa e da administração em si. O aluno vai poder  ser uma pessoa inovadora, que vai estar capacitado para trabalhar com toda a engrenagem da administração pública, privada e até mesmo do terceiro setor, possibilitando a ele um diferencial", avalia.

"Esse recorde de público nos deixa com a sensação de que estamos sim, possibilitando para que mais pessoas possam ter qualificação profissional e que elas estejam preparadas para o mercado de trabalho, que a cada dia está mais exigente. Vamos continuar realizando esses cursos, pois acreditamos que assim estaremos contribuindo para que muitas famílias, possam sair da situação de vulnerabilidade social", ratificou a Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.