As crianças do Projeto Transformar Vidas participaram de uma tarde especial na terça-feira, 11, na quadra poliesportiva da escola Irmã Leodgard, local onde funciona o anexo do projeto, com a programação alusiva ao Dia das Crianças celebrado hoje, 12 de outubro.
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e o Projeto Transformar Vidas em parceria com o curso de Direito e Liga Acadêmica de Direito da Unama (Ladus), OAB Subseção/Santarém através da comissão universitária, Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Secretaria de Educação (Semed), proporcionaram para as 50 crianças acompanhadas pelo projeto a oportunidade delas mostrarem para os pais e convidados o que aprenderam nas atividades desenvolvidas dentro do projeto como canto (apresentação do coral de flautas) e dança de carimbó. Elas ganharam presentes e também um lanche especial.
“Foi muito importante contar com a presença dos pais para que eles conheçam o que os filhos aprendem no projeto. Nós desenvolvemos atividades como música, flauta e violão, trabalhamos temas e realizamos oficinas", observou o coordenador Edinelson Sousa.
Maria leonora Ribeiro, mãe de uma menina de 11 anos, contou que gosta que a filha participe do projeto. “Eu acho muito bom. A Geovana é uma criança muito esforçada, ela não tem dificuldade em aprender as coisas, é determinada também e isso eu admiro nela. Depois de estar no projeto ela aprendeu mais, melhorou as notas na escola, está mais interessada, estudiosa também, está sendo uma bênção.”
Francilene Vieira, presidente da Comissão da OAB Universitária subseção de Santarém, destacou a parceria para a realização da programação.
“Esse projeto é uma parceria entre o curso de Direito da Unama, a Ladus, Trupe Jurídica e a comissão universitária. Esses brinquedos foram arrecadados na gincana jurídica que o curso de direito da Unama faz anualmente, recebemos o convite para estar aqui também com o MPT para fazer parte dessa atividade", explicou a presidente.
"Nosso papel em prol do Dia das Crianças foi além de trazer os brinquedos para as crianças, foi trazer um olhar social, trazendo o conhecimento e fazer com que as crianças se sintam acolhidas, amadas e prestigiada", conrou Amanda da Silva, vice-presidente da Ladus/Santarém.
“Com muita alegria que o MPT está presente neste evento grande, em comemoração ao Dia das Crianças, é muito importante que a gente esclarece aos familiares que o lugar de criança é na escola, brincando, a criança não deve trabalhar, ao contrário do ditado popular de que o trabalho enobrece, no caso da criança só traz malefícios, então é muito importante para o MPT estar em contato com as famílias e suas crianças e comemorar essa data", destacou Amanda Fanini, Procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT).
A primeira dama de Santarém Celsa Brito, que por mais de 5 anos, esteve a frente da Secretaria de Trabalho e Assistência Social representou o prefeito Nélio Aguiar no evento. Ela falou da alegria em ver que o projeto está crescendo no enfrentamento ao Trabalho Infantil.
“Estamos felizes em prestigiar este momento em parceria de várias instituições da nossa sociedade e secretarias, todos abraçando essa pauta neste trabalho que começou lá na feira ao lado do Porto dos Milagres, em tendas, fazendo o enfrentamento ao trabalho infantil, e ficamos feliz em ver o quanto o projeto cresceu, o quanto eles estão somando com a gente, dividindo e compartilhando o que aprendem. Essa missão não é só nossa, mas de toda a nossa sociedade", observou a primeira dama.
"O transformar vidas tem como objetivo superar a situação de vulnerabilidade social vivenciada pelas famílias ao chegarem no projeto. Hoje foi possível observar o quanto as crianças estão engajadas nas atividades que o projeto oferece, assim como a felicidade das famílias em ver seus filhos desenvolvendo habilidades importantes para um desenvolvimento saudável. Não podemos esquecer as parcerias com as instituições privadas e órgãos públicos que fortalecem ainda mais as nossas ações e hoje contribuíram para este momento de alegria e diversão", disse Sandra Santana,Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.