A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou nesta sexta feira (26), atividades voltadas para a campanha Abril Azul para crianças que apresentam Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A ação alcançou, também, as famílias acompanhadas pelo Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), serviço esse que é voltado para famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram direitos violados.
A campanha Abril Azul tem o objetivo de envolver toda a comunidade nas causas. É uma iniciativa global que busca incluir cada vez mais as pessoas do espectro autista, bem como promover uma sociedade pautada no respeito e na valorização das diversidades, a fim de buscar uma sociedade mais consciente, menos preconceituosa e mais inclusiva.
De acordo com a coordenadora do Creas, Jaciara Simões, como forma de trabalhar a temática com as crianças e suas famílias foi realizado um momento de relaxamento através da musicalização, pinturas, mosaico e atividades lúdicas, proporcionando a inclusão social.
"As crianças autistas devem ser estimuladas a aprender de uma forma natural e efetiva e as intervenções lúdicas contribuem para isso, além de ajudá-las a interagir socialmente, a melhorar a linguagem e diminuir os comportamentos restritivos e repetitivos”, detalhou a coordenadora.
A atividade foi desenvolvida pela equipe técnica, composta por assistente social, psicóloga e pedagoga. Segundo a pedagoga Simone Daiana, através da atividade se obteve a socialização, interação e fortalecimento dos vínculos da inclusão social.
"A atividade referente ao tema Abril Azul se concretizou por meio de atividades lúdicas com musicalização, pintura de tinta guache com as mãos, modelagem de massinha e produção de mosaico do coração autista. A atividade realizada foi de forma dialogada, com orientação da equipe técnica com a finalidade de trabalhar a socialização, a conscientização das diferenças e a coordenação motora dos participantes", explicou a coordenadora.
"Foi sem dúvidas uma importante atividade com nossas crianças e suas famílias acompanhadas pelo Creas, este mês nós avançamos nessa política voltada para os autistas com o lançamento do novo sistema de emissão da carteira municipal, para facilitar a vida das famílias que precisam ter a identificação", observou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.