Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde bucal é importantíssima. Pois se deixada de lado, fungos e bactérias podem se proliferar e acabar por atingindo outros órgãos e suas funções, trazendo doenças sérias. Assim, incluir ações simples na rotina é a forma ideal para manter uma boa saúde bucal.
Foi com esse objetivo que a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Urumari, realizou uma ação de Saúde Bucal. A programação também contou com a parceria com o Instituto de Ensino Superior (Iespes).
20 usuários, de 07 a 12 anos, que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de crianças, foram beneficiados. Todos receberam aplicação de flúor, participaram de palestras e levaram para casa um kit de higiene bucal, doado pelos acadêmicos.
“Agradecemos a parceria com o Iespes, por meio de seus acadêmicos, que vieram trazer essa atividade para nosso serviço do Cras. Ficamos felizes com o resultado, pois percebemos que eles serão multiplicadores da importância da saúde bucal não só deles, mas de sua família também.”, disse Ingred Aguiar, coordenadora do Cras Urumari.
De acordo com a acadêmica de odontologia, Suely Patrícia Penaforte, a saúde bucal é muito importante, principalmente desde a infância.
“É muito importante trabalhar esse tema. Fazer a higienização oral, sempre escovando, passando fio dental, isso é muito importante. A criança irá crescer sadia, com a saúde bucal maravilhosa, vai evitar as patologias em decorrência da não higiene. Falar de saúde bucal é um necessário, pois agrega valor no crescimento dessa criança.“, destacou.
“Só tenho a agradecer a prefeitura de Santarém e ao Iespes por mais uma ação no Cras Urumari. Eu gostei muito dos ensinamentos para nossas crianças e nós também ficamos mais por dentro do assunto, estou muito feliz em saber mais um pouco.”, disse a avó Maria Normelia Moura dos Santos.
“A política de Assistência Social é muito ampla e realizar atividades como esta com nossos usuários é muito gratificante, pois temos certeza que estamos contribuindo para um desenvolvimento nossas crianças com saúde bucal.”, observou Sandra Santana, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.