3. Assistência Social
  4. CRAS Urumari promove ação de saúde bucal para usuários
CRAS Urumari promove ação de saúde bucal para usuários Autor: Ascom Semtras

CRAS Urumari promove ação de saúde bucal para usuários

Geisa de Oliveira
Foram realizados 50 procedimentos para crianças, adolescentes e adultos.

A ação aconteceu na terça-feira, 04, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Urumari. Foi uma realização da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Urumari, em parceria com o Núcleo de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Na ocasião, foram ofertados serviços de: profilaxia, restauração, extração e orientação/prevenção. O Núcleo disponibilizou 50 kits de saúde bucal.

A ação de saúde bucal contou com a cirurgiã dentista, Kerolaine Cristina dos Santos, e técnica em saúde bucal, Juliene Torres Luz, que atenderam pela parte da manhã e à tarde, além do cirurgião dentista, Thiago Oliveira Santos, e técnicos em saúde bucal, Sara Adriane Araújo Sarges e Adalve Conceição V. Leão Dias.

Foram realizados 50 atendimentos para adultos, crianças e adolescentes, sendo: 25 procedimentos de limpezas, 10 restaurações, 15 extrações, 15 encaminhamentos para Unidade Básica de Saúde UBS Jutaí.

A usuária do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS Urumari, Glauce Silva, moradora do bairro Maicá I, contou, emocionada, que após esta ação ela terá um novo sorriso.

"É bom participar em mais uma ação, o CRAS não é só para você procurar, quando o auxilio, Bolsa Família é bloqueado. Tem outras atividades: oficinas, palestras, várias coisas interessantes pra nós, como agora, eu gostei da parte do dentista, que pra mim foi muito bom, a situação financeira da gente, a gente sabe que é um custo alto fazer um tratamento dentário e graças a Deus, que eu consegui, a doutora vai fazer todo o meu tratamento e vou ter um novo sorriso, uma nova vida. A gente tem que abraçar os projetos. Eu e meus filhos participamos do CRAS há 8 anos", contou a usuária.

"É muito importante realizar a ação saúde bucal aqui no CRAS, pois se torna mais próximo das residências dos nossos usuários que são acompanhados pelo Centro. É muito gratificante poder enxergar o sorriso no rosto de cada um, após ser atendido pela equipe do Núcleo de saúde bucal", disse Ingred Aguiar, coordenadora do CRAS Urumari.

"Mais uma importante ação sendo realizada em parceria com a Secretaria de Saúde, levando atendimentos voltados à saúde bucal. Saber que muitos, a partir de agora, terão oportunidade em ter um novo sorriso é muito gratificante", observou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.

Na ocasião, também, foram feitos atendimentos e orientações voltados ao Cadastro Único.