Com o objetivo de incluir os idosos no mundo digital, para que eles possam ter os benefícios e cuidados ao acessar a internet, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Urumari, iniciaram nesta quarta-feira, 24, as atividades do programa Viver, envelhecimento ativo e saudável, visando a inclusão digital para idosos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
De acordo com a coordenadora Ingred Aguiar, vinte idosos estão participando dessa primeira turma que terá atividades uma vez por mês.
"O objetivo é incluí-los no mundo digital e orientá-los quanto aos perigos das redes sociais. Vai ajudá-los a fazer pesquisas, estar conectados, poder realizar o contato com os familiares distantes, muitos serão os benefícios para eles", destacou Ingred.
A psicóloga do SCFV, Fernanda Brito, falou sobre os benefícios da inclusão digital na vida dos idosos.
"O nosso público aqui são pessoas com 60+ e terão grandes benefícios, como melhorar a socialização. Eles estarão ativando zonas cerebrais importantes com a atividade digital, via computador, que muitos não tinham acesso. A nível psíquico poderá vir a retardar as demências. Então, toda atividade em que a pessoa idosa não tenha o hábito de fazer, isso tende a ativar zonas cerebrais importantes", observou a psicóloga.
Dona Marilúcia Pedroso, 63 anos, falou sobre poder participar do programa.
"Para mim é muito importante estar aprendendo alguma coisa nova, pra gente ocupar a mente e estar inclusa no meio digital, porque é muito importante, a gente precisa, cada vez mais, aprender as coisas para ter um envelhecimento ativo", contou a usuária.
"É muito gratificante poder estar ofertando esse programa para os nossos idosos, a gente percebe que eles ainda estão muito ativos e desejam aprender cada vez mais. A gente poder trazer os benefícios e alertar quanto aos malefícios, também, é muito importante", avaliou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.