3. Assistência Social
  4. CRAS Santarenzinho será reformado e ampliado por meio de parceria entre Prefeitura e a Organização Internacional HXP
CRAS Santarenzinho será reformado e ampliado por meio de parceria entre Prefeitura e a Organização Internacional HXP Autor: Agência Santarém

Cibele Pixinine
Mais de 8 mil famílias serão beneficiadas.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Semtras), assinou Acordo Técnico para parceria com a Organização Internacional Humanitarian Experience (HXP), na última quarta-feira, 28. A parceria irá resultar na reforma e ampliação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Santarenzinho, que atende o bairro e adjacências.

"Nós já realizamos uma reforma no CRAS Santarenzinho no ano de 2020 e agora, através da parceria com a HXP, faremos a ampliação do local com a construção de uma sala de reunião e a revitalização do espaço. Faremos uma manutenção geral a fim de melhorar ainda mais os atendimentos e o acolhimentos das famílias assistidas”, contou Celsa Brito, titular da pasta de Assistência Social.

O CRAS Santarenzinho atende os bairros Santarenzinho, Amparo, Alvorada, Salvação, onde está localizado o conjunto habitacional do programa Minha Casa, Minha Vida, Conquista, São Cristóvão, Novo Horizonte e três comunidades, sendo elas: Comunidade Pajuçara, Comunidade Santa Maria e Comunidade Cucurunã. O equipamento oferece, também, acolhimento às famílias que se encontram na ocupação do Espírito Santo e Império do Tapajós.

Atualmente, o CRAS Santarenzinho possui cerca de 8.195 famílias cadastradas e tem como coordenador o assistente social, Aguinaldo Sanches.

"Nosso bairro está sendo atendido com muitas obras na área da educação e da assistência social. Sem falar nos 15 km de asfalto que beneficiaram a nossa população. Estamos muito felizes com o anúncio dessa reforma do CRAS. Muita gratidão pelo trabalho que será realizado", afirmou Maria Isabel Silva, presidente da Associação de Bairro do Santarenzinho.

A parceria entre a Prefeitura e a Organização Internacional HXP (Humanitarian Experience) iniciou em 2017 e já contou com a participação de 575 voluntários em 7 projetos concluídos na área da educação e da assistência social. A reforma e ampliação do CRAS Santarenzinho corresponde a 6ª edição da parceria e ao 8º projeto realizado no município de Santarém.

"Em nome da HXP, hoje assinamos o termo técnico de apoio entre a organização e a prefeitura que irá resultar na oitava obra desenvolvida pelo projeto em Santarém, a construção de uma nova sala de reuniões para o CRAS Santarenzinho em benefício das famílias destes importantes bairros. É sempre uma alegria e uma honra poder contribuir, representar esse programa e poder voluntariamente servir à população da nossa cidade”, expressou o coordenador local da HXP, Marcicley Nogueira.

"Estamos felizes em trazer a parceria com a HXP para a área da assistência social. Ano passado, nós reformamos o CRAS Urumari e agora o bairro do Santarenzinho irá receber esse benefício com a ampliação do seu CRAS. O trabalho desenvolvido pela HXP é exemplar e mostra como a juventude quando quer é capaz de gerar transformação”, enfatizou o prefeito Nélio Aguiar.