1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. CRAS Santarenzinho recebe a última pré-conferência de Assistência Social
CRAS Santarenzinho recebe a última pré-conferência de Assistência Social Autor: Divulgação Semtras

CRAS Santarenzinho recebe a última pré-conferência de Assistência Social

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
Divididas em grupos, participantes conheceram os eixos e discutir as propostas.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), encerrou na terça-feira, 30, as Pré-Conferências Municipais de Assistência Social no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santarenzinho.

O objetivo dessas pré-conferências é avaliar a situação da Assistência Social na perspectiva do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento.

O tema central das pré-conferências e da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Santarém é Reconstrução do Suas: O SUAS que temos e o Suas que queremos.

As pré-conferências discutem 5 eixos: 

Eixo 1 – Financiamento: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos à garantia dos direitos socioassistenciais, contemplando as especificidades regionais do país.

Eixo 2 – Controle Social: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas.

Eixo 3 – Articulação entre segmentos: Como potencializar a Participação Social no SUAS?

Eixo 4 – Serviços, Programas e Projetos: Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos e Eixo 5 – Benefício e transferência de renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

Participam das pré-conferências usuários e representantes de organizações de usuários, trabalhadores da assistência social e representantes de entidades de assistência social.

Maria Francinilda, moradora do Residencial Salvação, estava entre as participantes.

“Foi muito importante estarmos debatendo as propostas via eixos para que as famílias possam, também, colaborar com as propostas, pois o objetivo é melhorar a oferta dos serviços para a população", observou a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito.

A facilitadora da conferência foi a membro do Conselho Rose Mara Ruiz. O próximo evento será a Conferência Municipal que será realizada nos dias 6 e 7 de junho.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.