1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Conselho Municipal e Núcleo dos Direitos da Pessoa com Deficiência articulam implantação do CIIR Santarém
Conselho Municipal e Núcleo dos Direitos da Pessoa com Deficiência articulam implantação do CIIR Santarém Autor: Ascom Semtras

Conselho Municipal e Núcleo dos Direitos da Pessoa com Deficiência articulam implantação do CIIR Santarém

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e do Núcleo dos Direitos da Pessoa com Deficiência (NDPD) reuniu-se na terça-feira, 31, com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Santarém (CMDPDS), no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam), para deliberar e encaminhar ações para proposição de implantação do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) no município, sendo referência na Região do Médio e Baixo Amazonas.

Também participaram da reunião entidades e órgãos de defesa dos direitos das Pessoas com Deficiência (PCDs).

De acordo com o chefe do NDPD, Marcicley Nogueira, o CIIR é uma unidade de saúde estadual gerenciada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sespa) que atenderá usuários de alta complexidade, vai agregar em um único espaço assistência médica, odontológica, reabilitação, capacitação, oficinas para produção de próteses e serviços de apoio e diagnósticos em crianças, jovens e adultos com deficiência no município de Santarém.

Após as discussões foram aprovados os seguintes encaminhamentos: 

1. Formação de uma comissão responsável pela articulação e encaminhamentos dos próximos encontros;

2. Manter contatos e reuniões online com representação da Sespa/CIIR na capital do Estado;

3. Articular, planejar e definir data para viagem a Belém.

A reunião foi conduzida por Ildo Pfeifer, presidente do CMDPDS; pelo Chefe do NDPD Marcicley Nogueira; representando o Prefeito Nélio Aguiar, o chefe de gabinete Alberto Portela; representando a Câmara de Vereadores, o vereador Andreo Rasera; a titular da Semtras Sandra Santana;  o presidente da Comissão de Direitos de PCD; e o Dr. Railton Sarmento da OAB/Subseção Santarém, Ufopa, Uepa, Semsa, Secretaria Regional de Governo e Apae.

“Alcançamos nosso objetivo devido a necessidade de implantação do CIIR que trabalha com as 4 deficiências, então, todos nós poderemos ser atendidos, e isso evolui para o município, o estado cresce, e as pessoas podem ser melhor assistidas, ter qualidade de vida, saúde, um atendimento em um único local, o que facilita a vida de todos. Essa é a nossa primeira reunião para articulação com os grupos e com possibilidades de participação do munícipio, estado e todas as esferas de governo para a gente implantar no futuro de fato”, explicou Ildo Pfeifer.

“É de grande importância esse momento de unir forças, e precisamos operacionalizar o seguimento do fluxo. A ideia é seguir, estivemos na SEJDH em Belém para saber mais sobre as Políticas da Pessoa com Deficiência e socializar sobre o nosso núcleo dentro da secretaria de Assistência. A formação desta comissão é o primeiro passo para avançarmos. O fluxo é pela saúde, mas cada instituição terá sua referência nessa junção. Precisamos articular essas reuniões para avançar”, observou a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Sandra Santana.

"A criação do CIIR será muito importante para o Município e região, pois proporcionará acesso a diversos serviços médicos gratuitos às pessoas com deficiências, entre outros, reabilitação física, auditiva, visual e intelectual, algo inédito para nossa população PCD nesta proporção", disse Marcicley Nogueira.

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.