Aconteceu na Casa dos Conselhos em reunião extraordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Santarém (CMDPDS), a eleição dos membros da mesa diretora para a gestão 2023-2025.
Para a presidência, foi eleito Marcicley Caldas Nogueira da Secretaria Municipal De Trabalho e Assistência Social (Semtras); Vice-Presidente Ildo Pfeifer - Associação dos Deficientes Físicos de Santarém (ADEFIS); 1ª Secretária Maria do Céu Assis da Silva - Secretaria Municipal de Educação (SEMED); 2ª Secretária Orlece Cancio Alves - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
O Novo presidente falou sobre como será o seu trabalho à frente do conselho. "Expresso humildade e gratidão ao Governo e ao colegiado pela confiança do nosso nome, e com o importante apoio do poder público e iniciativa privada, além da promoção das políticas públicas e a natural defesa dos direitos de PcD's, pretendemos fortalecer ainda mais o Conselho e as entidades representativas do movimento cadastradas no mesmo, contribuindo com a autossustentabilidade, assim como um olhar especial às demandas de saúde, acessibilidade, educação regular e profissional, tendo como principal bandeira trazer para Santarém junto com o governo municipal e estadual, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), Centro Especializado de Reabilitação (CER), bem como transformar o Centro Especializado de Reabilitação (CER II) em Centro Especializado de Reabilitação (CER III)", disse o presidente.
A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, desejou parabéns aos novos membros do conselho.
“Parabenizo a todos que tem a missão de trabalhar em prol de políticas públicas que beneficiem as pessoas com deficiência em nosso município. Vamos continuar prestando todo o apoio e o acompanhamento necessário a este público que também é muito importante para a gestão municipal,” disse a secretária.
As reuniões ordinárias da mesa diretora serão realizadas na segunda sexta-feira de cada mês.
A posse do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Santarém – CMDPDS, aconteceu no dia 26 de julho, em cerimônia realizada no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM).
O Conselho é composto por oito membros em representação paritária entre entidades governamentais e não-governamentais, sendo: 04 (quatro) conselheiros representantes de instituições governamentais, que serão indicados com seus respectivos suplentes, e 04 (quatro) conselheiros representantes de entidades não-governamentais e seus respectivos suplentes, escolhidos em processo escolha.
Essa é a quarta composição do CMDPDS que foi instituído pela lei municipal nº 20.070/2016 de 14 de setembro de 2016 e instalado em 14 de junho de 2017 como caráter permanente, propositivo, deliberativo e fiscalizador política da pessoa com deficiência.
As entidades eleitas no processo de escolha do Conselho que irão compor a gestão 2023/2025 foram as seguintes:
Foram empossados
1) Representantes Governamentais:
1. Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social - Semtras
Titular: Marcicley Caldas Nogueira
Suplente: Adilson Pereira de Matos
2. Secretaria Municipal de Educação - Semed
Titular: Maria do Céu Assis da Silva
Suplente: Mariluce Karoline da Silva dos Santos
3. Secretaria Municipal de Saúde - Semsa
Titular: Elcivânia Miranda Lopes
Suplente: Dorliete Ferreira Sousa
4. Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito - SMT
Titular: Leandro da Conceição Valente da Silva
Suplente: Edinete Soares de Lima
2) Representantes Não Governamentais
1. Associação de Deficientes visuais do Baixo Amazonas - Adevibam/ASSIC
Titular - Lucimara Oliveira da Silva
Suplente - Andrea Simone Colares
2. Associação de Deficientes Físicos de Santarém - Adefis
Titular - lIdo Pfeifer
Suplente - Ronilson Manoel Castro da Silva
3. Fórum dos Deficientes Auditivos
Titular - Aurilane Barbosa Marques
Suplente - Anderson José Araújo dos Reis
4. Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santarém - APAE
Titular - Orlece Cancio Alves
Suplente - Jackeline de Oliveira Sousa. O Conselho também conta com a importante parceria e assessoria técnica jurídica da OAB Santarém.
Dando início ao novo ciclo, a diretoria realizou reunião ordinária nesta sexta-feira, 11, tendo como principais pautas o setembro Verde e a conferência municipal.