3. Assistência Social
  4. Conselheiros municipais passam por capacitação
Conselheiros municipais passam por capacitação Autor: Agência Santarém

Conselheiros municipais passam por capacitação

Geisa de Oliveira
Durante dois dias eles aprenderam normas, atribuições e puderam ter esclarecimentos e sanar dúvidas

Durante dois dias - 25 e 26 deste mês - no auditório da Escola de Artes Emir Hermes Bemerguy, conselheiros municipais da Assistência Social e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que foram empossados ano passado, participaram de uma capacitação realizada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), em parceria com o Conselho Estadual de Assistência Social.

O palestrante foi Zózimo Sousa, presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, que trouxe informações voltadas ao assessoramento dos municípios sobre o que diz respeito aos conselhos municipais, para os novos conselheiros empossados.

“Ser membro de um Conselho é uma responsabilidade muito grande. Então, essa capacitação veio para dizer qual é o papel dos conselheiros? O que é o Conselho? São fundamentais essas capacitações no início do mandato de um Conselho, para nós termos mais clareza, mais segurança, porque é o nosso CPF, nós representamos instituições e a gente tem que estar ciente do nosso papel", avaliou Ladia Rufino, vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.

"Foram dias importantes de capacitação, agradecemos ao Conselho Estadual, que veio a Santarém para fazer este momento com nossos novos conselheiros, que puderam participar e tirar suas dúvidas e conhecer melhor suas atribuições, sobre os Conselhos e traçar metas como a construção do plano", observou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.