O Conselho Municipal da Condição Feminina promoveu uma formação técnica às conselheiras titulares e suplentes na terça-feira, 4. A capacitação contou com apoio da Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras).
A finalidade foi formar lideranças fortes e atuantes no município, visando ampliar e fortalecer o trabalho desenvolvido no Conselho e nas entidades sociais que desenvolvem trabalhos com mulheres e meninas.
A vice-presidente do Conselho Estadual da Mulher no estado do Pará, Gilmara Neves, foi a capacitadora e destacou a importância de realizar o momento com as conselheiras.
“Esse é um momento ímpar para o município. Nós estamos fazendo esse trabalho em todos os municípios do estado, enquanto conselho estadual, levando a formação para que a gente tenha conselhos efetivos, fazendo seu papel, contribuindo com a gestão municipal. Quando a gente tem um conselho forte com ações efetivas todos ganham, principalmente, o município. Então, o objetivo do conselho estadual é formar isso dentro da política pública voltado para mulheres e meninas pensando no combate a violência, no empoderamento e na geração de renda através da formação e da conscientização enquanto mulher”, explicou Gilmara.
“As nossas conselheiras estavam precisando dessa capacitação para saber da importância do papel delas dentro do conselho, o que nós podemos fazer para ajudar o nosso município a melhorar na questão política da mulher e para que a rede também se fortaleça”, observou a presidente do Conselho da Condição Feminina, Ana Cláudia Lima.
A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Sandra Santana destacou a importância de agregar conhecimento. “Precisamos avançar cada vez mais no apoio as mulheres, acompanhar os resultados pós participação em cursos, dando continuidade e apoiando as mulheres que vivenciam dificuldades de alcançar a independência financeira e sua liberdade. O Conselho é muito importante para trabalhar nesse avanço das políticas públicas voltadas para as mulheres. Conhecimento nunca é demais”, avaliou Sandra.
O evento contou com a participação da Assessora de Políticas Públicas para Mulheres Rachel Campos e da coordenadora do ParáPaz Santarém Diany Castro.