O Conselho Municipal de Juventude de Santarém (Comjuven) elegeu, nesta sexta-feira (05), sua nova mesa diretora para o biênio 2025–2027.
Criado como espaço de de participação social com caráter deliberativo, consultivo, normativo e propositivo, o Comjuven tem em sua missão propor, acompanhar e avaliar políticas públicas voltadas à juventude, fortalecendo o protagonismo juvenil e garantindo representatividade aos jovens santarenos.
A nova composição ficou definida da seguinte forma:
-
Presidente: Wesley Gabriel (Arquidiocese de Santarém)
-
Vice-presidente: Hermes Bessa (Semjel)
-
1º Secretário: Philipe Castro (Vozes da Diversidade)
-
2º Secretário: Albany Brito (Semtras)
O presidente eleito, Wesley Gabriel, destacou os desafios da nova gestão.
“Eu fico muito feliz em assumir a presidência, mas também me sinto desafiado. Temos a missão de aproximar o Comjuven da juventude santarena e mostrar que o conselho pode ser a voz deles dentro do município, reivindicando políticas públicas. Nossa juventude é plural e diversa, e por isso o conselho tem o papel de propor, fiscalizar e acompanhar ações em áreas como emprego e renda, educação, saúde e assistência”.
A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, ressaltou a importância dos conselhos como instrumentos de participação popular.
“Os conselhos são vinculados à Semtras e desempenham papel essencial no processo democrático, garantindo que diferentes setores da sociedade tenham voz ativa na formulação das políticas públicas. No caso do Comjuven, é o espaço que assegura à juventude santarena a oportunidade de participar e acompanhar ações que impactam diretamente suas vidas”.
Com a nova gestão, o Comjuven reafirma o compromisso com o diálogo democrático e a construção coletiva de políticas públicas que assegurem os direitos da juventude santarena.