O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca) finalizou, por meio de Resolução, o processo de votação que escolheu os novos conselheiros tutelares para o quadriênio 2024/2027, no último domingo, 1º.
Foram contabilizados mais 40 mil votos, o que equivale a 15 mil eleitores, que foram aos polos exercer a cidadania. Cada eleitor pôde votar em até cinco candidatos.
Santarém conta com três Conselhos Tutelares e foram eleitos 15 para o cargo de titular e 15 suplentes, sendo: 5 vagas para titulares e 5 suplentes para cada uma das unidades.
A eleição em Santarém foi realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca), e pela primeira vez contou com apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o uso de urnas eletrônicas. Foram 80 urnas, divididas em 9 polos.
A presidente do Comdca, Roselene Andrade, observou que essa eleição foi considerada como renovação já que a população, entre os 15 candidatos eleitos, reelegeu seis conselheiros elegeu, para primeiro mandato, nove profissionais.
"A gente encerra um processo que iniciou em abril, seguindo todas as fases. O perfil do eleitor foi uma população já mais madura, muitos idosos, mais de 40 mil votos, que fez uma renovação, pois quem define realmente quem serão os novos conselheiros tutelares é a população, que a é grande protagonista desse processo. Nós tivemos somente seis conselheiros reeleitos, nove são conselheiros que vão estar atuando pela primeira vez. Vamos realizar uma capacitação para que no dia 10 de janeiro de 2024, todos esses eleitos, possam estar devidamente capacitados, para estarem atuando nessa nobre missão que é ser conselheiro tutelar dentro do município de Santarém", avaliou Roselene.
No penúltimo pleito foram contabilizados 4 a 5 mil eleitores, na eleição passada houve um salto para 13 mil eleitores, nessa eleição mais de 15 mil eleitores participaram do processo de escolha. Em todo o território nacional, a eleição para conselheiros tutelares toma uma outra proporção.
Confira a Resolução nº 032/2023.
Tornar público o resultado do pleito para Membros do Conselho Tutelar I, quadriênio 2024/2027:
Titular
Maik Miranda Guimarães
Maria Auxiliadora da Saúde Azevedo Moura Ingrid Soraia Sussuarana Batista
Antônia Vita Rêgo da Rocha
Claudia Daniela Mota Avelino Suplentes:
Vanderleia da Silva Ferreira Alvaína de Oliveira Gama Beatriz Hellen Gondim Lima Maria Lenilda Castro de Jesus
Victor Guilherme Pereira Didier Valente
Membros do Conselho Tutelar II, quadriênio 2024/2027:
Titular
Deboha Tavares Moreira
Odson Vasconcelos de Sousa Flavia Rayana dos Santos Pereira Raimundo Cunha da Silva
Áquila Azulay Pereira
Suplentes: Abigail Calderaro Martins Adna Pauliane Amaro Almeida Armando de Miranda Silva Petrúcia Carmen Miranda Ferreira Alves Rivanice Abreu da Silva
Membros do Conselho Tutelar III, quadriênio 2024/2027
Titulares: Guiomar de Sousa Pereira
Salatiel dos Santos Melo
Keiliene da Silva Gontijo Oliveira
José Bernardino Santana Quaresma
Thiago de Oliveira Pinto
Suplentes: Camila Corrêa Garcia Catarina Ferreira dos Santos Coelho Jaqueline Mourão Ximenes Carlo Fabricio de Castro Silva Marcos Mota Gama