3. Assistência Social
  4. Prefeitura abre campanha Agosto Lilás com o tema Sua Atitude Salva uma Mulher
Prefeitura abre campanha Agosto Lilás com o tema Sua Atitude Salva uma Mulher Autor: Geisa de Oliveira - Semtras

Prefeitura abre campanha Agosto Lilás com o tema Sua Atitude Salva uma Mulher

Geisa de Oliveira
Campanha fortalece o combate à violência contra a mulher.

Com o tema Sua Atitude Salva uma Mulher, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres (NPPM), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Centro Maria do Pará, em parceria com toda a rede de defesa e proteção a mulher vítima de violência,  Delegacia da Mulher (Deam), ParaPaz, Patrulha Maria da Penha, Abrigo de Mulheres, Vara da Violência Doméstica, Promotoria da Mulher, Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal, OAB Subseção Santarém – Comissão Mulher, abriu ontem, sexta-feira, 9, no plenário da Câmara Municipal de Santarém, a campanha Agosto Lilás 2024.

Esta campanha é nacional e faz referência à Lei Maria da Penha que completou 18 anos no último dia 7.

De acordo com Sonia Santos, coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres, a campanha, também, ocorre em todo o território nacional.

“Esse mês é importante, pois trabalhamos em conjunto com a rede de defesa e proteção da mulher, empresas, instituições, secretarias municipais e a população a divulgação da campanha, canais de denúncia, seja em empresas, escolas, comunidades de planalto, ribeirinha, na cidade. Então, essa união de forças nesse enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher é fundamental para que seja erradicado do seio da nossa sociedade esse ato cruel contra as mulheres. Desejamos que no futuro, no futuro muito breve, nós tenhamos de fato proporcionado um ambiente que traga paz, conforto, segurança para a mulher, para que ela possa viver,” detalhou a coordenadora.

“Esta é uma campanha muito forte de enfrentamento à violência doméstica no município de Santarém. A Secretaria de Assistência Social puxa essa pauta. Nós temos o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, temos um Núcleo de Políticas Públicas para as mulheres. Dentro dos equipamentos da Assistência Social, o Centro Maria do Pará, então nós trabalhamos tanto a questão da violência, quanto a questão da vulnerabilidade, a questão da empregabilidade, das capacitações. Estamos todos juntos trazendo essa temática para a sociedade", observou Celsa Brito, secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.

A programação será realizada até o dia 30 de agosto com diversas ações informativas e educativas.

Confira o cronograma das ações de 2024 que serão realizadas pelo Núcleo e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em parceria com a rede de defesa e proteção a mulher.

- Dia 13/08 às 7h30 - Maria da Penha vai a Empresa R Branco – trabalhadores da Obra Saint Germain, localizada na Avenida Marechal Rondon, bairro Aparecida.

- Dia 14/08 – 8h às 9h, Escola Dom Macedo – Álter do Chão, Rua: Pedro Teixeira, s/n, Alter do Chão (Centro da Vila).

- Dia 14/08 – 16h às 17h h, Escola Barão do Tapajós, Tv. 02 de Junho, bairro Aldeia.

- Dia 19/08 – 7h45 às 8h45 – Escola Almirante Soares Dutra, av. Marechal Rondon, 3284, Caranazal.

- Dia 20/08 - 9h às 10 - Escola Nossa Sra. Aparecida, travessa Clementino de Assis, 311, Aparecida.

- Dia 20/08 – 7h45 às 8h45, Escola Pedro Álvares Cabral , rua 24 de Outubro s/n, Laguinho.

- Dia 21/08 – 7h45 às 8h45, Escola Onésima Pereira de Barros, av. Mendonça Furtado, 3054, Bairro de Fátima.

- Dia 21/08 – 14h às 15h, Escola Romana Leal.

- Dia 21/08 – 9h às 10h, Escola Ezeriel Mônico de Matos, Av. São Sebastião canto com 7 de Setembro.

- Dia 21/08 às 7h30 – Obra Summer Ville -  localizada na Av. Marechal Rondon, entre Rua dos Bandeirantes e Passagem Almirante, ao lado do residencial Vila dos Lagos.

- Dia 22/08 - às 8h – palestra no Bairro Vista Alegre do Juá, barracão da associação Ambisal

-  Dia 22/08 – 7h30 às 8h30, Escola Jader Barbalho – rua B, quadra 11, lote 16, bairro jaderlândia.

- Dia  22/08 – 9h às 10h, Escola Richard Hennington – bairro Aeroporto Velho.

- Dia  23/08 – 9h às 10h, Escola Júlia Passarinho, Av. Gonçalves Dias, Prainha.

- Dia 23/08 às 8h30, palestra na Comunidade Boa Esperança.

- Dia 24/08 às 17h- Anysio Chaves - Evento do Comjuven

- Dia 26/08 às 7h30 – Maria da Penha Vai a Empresa – na  Obra Privilege, Av. Presidente Vargas, nº 2439, entre Silvino Pinto e Barjonas de Miranda.

- Dia 28/08 às 10h, Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), Lançamento da Plataforma Une Mulheres do Tapajós.

- Dia 30/08 às 17h, blitz na Orla da Cidade, em frente à Praça do Pescador.