Lazer, interação social e muita diversão. Esses foram os principais objetivos da colônia de férias promovida pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras). Ao longo do mês de julho, todos os oito Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município realizaram diversas atividades envolvendo crianças, adolescentes e outros usuários atendidos pela rede.
Para a titular da Semtras, Celsa Brito, é importante proporcionar momentos de lazer e interação social para os usuários da rede de assistência social.
"Acreditamos ser fundamental que as crianças, os jovens, os idosos e todos os usuários da nossa rede tenham acesso a atividades de lazer e interação social. Por isso, dedicamos o mês de julho para essas inciativas. Ter contato com a natureza, com pessoas da mesma faixa etária e aprender novas brincadeiras faz bem para a saúde física e mental desses usuários", afirma a secretária.
60 crianças e adolescentes participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS Nova República participaram de brincadeiras como pular corda, jogar queimada, futebol, além de terem assistido uma palestra sobre saúde bucal, com aplicação de flúor e visitado o ZooUnama, onde conheceram animais silvestres e aprenderam sobre a preservação do meio ambiente.
Jaciara Simões, coordenadora do CRAS Nova República, comentou sobre as atividades da colônia de férias.
"Foi uma semana muito divertida. Resgatar brincadeiras antigas foi muito gratificante também, pois hoje as crianças e adolescentes estão muito ligados na tecnologia e acabam se viciando nos jogos de celular e deixam de socializar com outras crianças ou adolescentes”, afirmou.
Já as crianças atendidas pelo CRAS Santana visitaram o shopping Rio Tapajós em uma manhã de muita alegria e diversão. O passeio foi novidade para a maioria, inclusive para Maria Vitória, de 10 anos.
"Eu nunca tinha vindo antes no shopping, mas me diverti muito junto com os meus colegas. Foi uma manhã muito legal e divertida. Espero que se repita muitas outras vezes”, comenta a criança.
A alegria se estendeu, também, para a família das crianças atendidas. Gerlandi Marques, avó de duas crianças presentes no passeio, agradeceu a iniciativa da Prefeitura.
"Os meus netos chegaram em casa super felizes, porque nunca tinham ido ao shopping. Agradeço a todos os profissionais envolvidos nessa atividade pela coragem e pela responsabilidade de proporcionar momentos tão felizes para as crianças", ressaltou.
As comunidades de Paisandu, Vila Socorro, Vila Boim, São Ciríaco e Vila Gorete, também, receberam uma programação especial para o mês de julho com o resgate de brincadeiras antigas e distribuição de brinquedos para as crianças.
As atividades de colônia de férias foram realizadas ainda nos CRAS Alter do Chão, Santarenzinho, Urumari, Maracanã e São José Operário. Os equipamentos buscaram resgatar brincadeiras antigas como pula corda, amarelinha, corrida de saco, dentre outras. Foram distribuídos, também, brinquedos para todas as crianças e adolescentes atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).