3. Assistência Social
  4. Colaboradores da Semtras "vestem a camisa" da campanha 'Seu Imposto de Renda Rende Sorrisos para Santarém
Colaboradores da Semtras "vestem a camisa" da campanha 'Seu Imposto de Renda Rende Sorrisos para Santarém Autor: Ronaldo Ferreira

Geisa de Oliveira
A campanha encerra em 31 de maio.

Os colaboradores da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), mais uma vez aceitaram o convite da secretária Celsa Brito para vestir, literalmente, a camisa da campanha "Seu Imposto de Renda Rende Sorrisos para Santarém" e contribuir na divulgação dessa importante empreitada, que visa arrecadar doações por meio de declarações do Imposto de Renda, para os Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa, que viabiliza projetos de instituições que trabalham com crianças e adolescentes e pessoas idosas no município.

"Mais uma ação importante que precisamos divulgar, porque quanto mais pessoas vestirem a camisa levando a mensagem, lembrando nossos contribuintes da importância de doar para os fundos municipais, explicando que os valores doados serão revertidos em políticas públicas e projetos sociais de defesa das crianças e adolescentes e idosos de Santarém, estaremos contribuindo com as entidades cadastradas nos conselhos", garantiu Celsa Brito, titular da Semtras.

O lançamento da 7ª Edição da campanha aconteceu no último dia 12, realizado pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente (Comdca) e da Pessoa Idosa (CMDPI), em parceria com a Semtras.

A campanha está sendo operada pelos contadores, encarregados de obterem autorização de seus clientes que têm imposto de renda a recolher perante à União, para destinarem doações de até 3% a 6% do valor devido, voltando-o para investimentos diretos no município, por meio dos respectivos fundos socioassistênciais.

Como doar

O contribuinte deve entrar no site da Receita Federal e seguir estes passos:

01 – Preencher a declaração completa do IRPF/2022; clique na guia "Resumo da Declaração".

02 – Clique em "Doação diretamente na Declaração para o (ECA)". Em seguida, selecione o tipo de Fundo (Municipal), da Criança e do Adolescente, ou da Pessoa Idosa, e o Município (de Santarém).

03 – Preencha o valor da Doação (até 6% do IR devido); O sistema já faz o cálculo.

04 – Imprima o DARF específico gerado (DARF ECA) na Guia Imprimir.