3. Assistência Social
  4. Alunos recebem certificados de conclusão dos cursos de Técnicas de Vendas e Secretariado
Alunos recebem certificados de conclusão dos cursos de Técnicas de Vendas e Secretariado Autor: Agência Santarém

Geisa de Oliveira
Recorde de participantes e contratações foram celebradas.

A tarde de quarta-feira, 10, foi marcada por emoção na certificação dos cursos de Técnicas de Vendas e Secretariado. O curso de Técnicas de Vendas teve a inscrição de 20 pessoas e o curso de Secretariado teve recorde de público. Eram esperados 40 inscritos e o curso encerrou com 83 participantes, ficando as inscrições com formação de cadastro de reserva para a próxima edição.

Os participantes falaram sobre a oportunidade que a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e o Núcleo de Trabalho, Emprego e Renda (NTER), em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec), trouxe para cada um.

"Nosso professor Alan Sena sempre destacou e também está na bíblia: a fé, sem obras, ela é morta, então, nós temos que tomar uma atitude de nos levantarmos e seguirmos em frente e não nos importarmos com o que vão falar, ou com o que vão pensar. Porque ninguém nunca vai se importar com a gente, e sim com si mesmo, então nós temos que parar pra pensar em nós mesmos, o que é bom para mim, porque eu vou fazer isso, tudo tem que ser voltado para mim, para o meu bem. Eu comecei agora com uma banca de frango cortado, para muitos pode ser pequeno, mas pra mim é o primeiro passo para uma vida de sucesso", confidenciou Larissa Freitas, 27 anos, casada, dona de casa, mãe e agora empreendedora que fez o curso de Técnicas de Vendas.

“Eu moro longe daqui, no Residencial Salvação, mas a distância não foi obstáculo para minha meta de querer fazer esse curso. Eu estava no meu quarto, sem fazer nada, então eu entrei no site e vi que no dia seguinte logo abririam as inscrições a este curso de Secretariado e eu fui, me arrumei, de madrugada mesmo, porque estava ansioso, pensando nas vagas que poderiam acabar logo. Então, a minha vontade não foi um obstáculo para eu me especializar neste curso. É muito importante esse curso para a sociedade e para o mercado de trabalho, pois a cada ano que passa mais e mais ele se torna especializado, porque as empresas querem os melhores, os mais capacitados. Tenho 21 anos e imagino que esse foi um degrau muito importante na minha vida, porque com esse certificado eu estou subindo e passando na frente de milhares", contou Kaio Jean.

Ronan Liberal Jr., titular da Semdec, ressaltou sobre a importância do aproveitamento das oportunidades.

"Oportunidade a gente cria. Há três coisas que não voltam, a flecha lançada, palavra dada e a oportunidade perdida. Vocês fizeram a oportunidade acontecer, quando acreditaram que seria possível fazer o curso, vocês poderiam estar fazendo outra coisa, mas decidiram estar fazendo os quatro dias de curso. Nós temos que estar prontos para vencer os desafios", lembrou.

A secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, reforçou a missão do governo com a formação e capacitação, para contribuir com a geração de emprego.

"Nós da Prefeitura, como um todo, estamos trabalhando, estudando, analisando, nos esforçando de todas as formas possíveis para trazer o melhor serviço e chegar até vocês, mas os usuários da Assistência Social precisam dizem o sim, eu quero participar desses cursos. Duas pessoas saíram desses cursos contratadas. É importante dar o primeiro passo, sem enxergar o restante da estrada", disse a secretária.

O coordenador do Núcleo do Trabalho Emprego e Renda, Sérgio Pereira, também agradeceu a importância de todos. “Um aprendizado que vocês vão levar para a vida, aproveitem esse conhecimento e parabéns pela participação de todos".

O curso de Técnica de Vendas foi ministrado por Alan Sena e o de Secretariado por Kleber Figueira, ambos servidores da Semdec.  A certificação contou ainda com as presenças da coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Urumari, Ingred Aguiar, e do diretor da Escola Municipal João Batista Miléo, Ernande Paiva.