Esta terça-feira, 27, foi dia de celebrar os 17 anos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Nova República. Centenas de pessoas foram comemorar e participar da ação social que foi realizada por ocasião da data festiva.
Concebido como um dos mais importantes equipamentos públicos, o CRAS visa prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais, por meio da oferta de serviços que articulem as diversas ações da proteção social básica no seu território de abrangência. A unidade foi implantada em 27 de junho de 2006.
Pelo segundo ano consecutivo, o tema da ação foi Construindo Cidadania: Lugar de conhecer, conviver, trocar ideias e garantir os seus direitos. A ação reforçou o compromisso assumido pelo CRAS em garantir à comunidade o acesso a direitos básicos.
Foram disponibilizados aos usuários da área de abrangência procedimentos como: Cadastro Único para acesso aos programas do Governo Federal; emissão da Carteira do Idoso; Carteira do Autista e emissão de Carteira de Trabalho Digital; emissão Carteira de Passe Livre e emissão Carteira de gratuidade para estacionamento (SMT). A Equatorial Energia realizou cadastramento e orientações concernentes à Tarifa de Energia Social, negociações e troca de lâmpadas. O projeto Valoriza Mulher da Semtras esteve presente proporcionando autoestima às mulheres através da Profissionaliza (corte de cabelo, massagem, limpeza facial) e autonomia financeira por meio do Sicredi e a Unidade Básica de Saúde do bairro Nova República realizou imunização contra a Covid-19, Influenza e Meningite, além de aferição da pressão arterial e glicemia; o Ministério Público realizou a solicitação de segunda via das certidões de nascimento e casamento, bem como retificação de alguns documentos;o Núcleo da Pessoa com Deficiência, também, esteve presente com algumas orientações.
"Nossa ação por mais um ano foi positiva, novos parceiros como a SMT e o Ministério Público participaram e contribuíram. Essa ação de aniversário do Cras foi um momento de reforçar o compromisso em garantir direitos aos usuários da política de assistência social. A sensação é de dever cumprido e gratidão pela equipe de colaboradores", avaliou a coordenadora Jaciara Simões.
"Entrei no CRAS através de uma amiga e eu estou gostando muito, estou só há 3 meses, já aprendi fazer gatinha, porta agulha, e agora estou comemorando o aniversário, com muitos serviços que são ofertados a nós", disse a usuária Maria de Fátima Freitas.
"Foi uma linda festa e com certeza quem ganhou foi a população que participou desta ação de aniversário do CRAS há 17 anos. Os moradores desta grande área são usuários dos nossos serviços e cada vez mais nos preocupamos em oferecer o melhor para eles", observou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.