1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Centenas de pessoas participam de ação social alusiva aos 17 anos do CRAS Nova República
Centenas de pessoas participam de ação social alusiva aos 17 anos do CRAS Nova República Autor: Divulgação Semtras

Centenas de pessoas participam de ação social alusiva aos 17 anos do CRAS Nova República

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
Vários serviços foram ofertados à população.

Esta terça-feira, 27, foi dia de celebrar os 17 anos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Nova República. Centenas de pessoas foram comemorar e participar da ação social que foi realizada por ocasião da data festiva. 

 

 

Concebido como um dos mais importantes equipamentos públicos, o CRAS visa prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais, por meio da oferta de serviços que articulem as diversas ações da proteção social básica no seu território de abrangência. A unidade foi implantada em 27 de junho de 2006.

 

Pelo segundo ano consecutivo, o tema da ação foi Construindo Cidadania: Lugar de conhecer, conviver, trocar ideias e garantir os seus direitosA ação reforçou o compromisso assumido pelo CRAS em garantir à comunidade o acesso a direitos básicos.

 

 

Foram disponibilizados aos usuários da área de abrangência procedimentos como: Cadastro Único para acesso aos programas do Governo Federal; emissão da Carteira do Idoso; Carteira do Autista e emissão de Carteira de Trabalho Digital; emissão Carteira de Passe Livre e emissão Carteira de gratuidade para estacionamento (SMT). A Equatorial Energia realizou cadastramento e orientações concernentes à Tarifa de Energia Social, negociações e troca de lâmpadas. O projeto Valoriza Mulher da Semtras esteve presente proporcionando autoestima às mulheres através da Profissionaliza (corte de cabelo, massagem, limpeza facial) e autonomia financeira por meio do Sicredi e a Unidade Básica de Saúde do bairro Nova República realizou imunização contra a Covid-19, Influenza e Meningite, além de aferição da pressão arterial e glicemia; o Ministério Público realizou a solicitação de segunda via das certidões de nascimento e casamento, bem como retificação de alguns documentos;o Núcleo da Pessoa com Deficiência, também, esteve presente com algumas orientações.

 

 

"Nossa ação por mais um ano foi positiva, novos parceiros como a SMT e o Ministério Público participaram e contribuíram. Essa ação de aniversário do Cras foi um momento de reforçar o compromisso em garantir direitos aos usuários da política de assistência social. A sensação é de dever cumprido e gratidão pela equipe de colaboradores", avaliou a coordenadora Jaciara Simões.

 

 

"Entrei no CRAS através de uma amiga e eu estou gostando muito, estou só há 3 meses, já aprendi fazer gatinha, porta agulha, e agora estou comemorando o aniversário, com muitos serviços que são ofertados a nós", disse a usuária Maria de Fátima Freitas.

 

"Foi uma linda festa e com certeza quem ganhou foi a população que participou desta ação de aniversário do CRAS há 17 anos. Os moradores desta grande área são usuários dos nossos serviços e cada vez mais nos preocupamos em oferecer o melhor para eles", observou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.

 

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.