1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Capacitação forma ACSs e visitadores do programa Criança Feliz, em Santarém
Capacitação forma ACSs e visitadores do programa Criança Feliz, em Santarém Autor: Agência Santarém

Capacitação forma ACSs e visitadores do programa Criança Feliz, em Santarém

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
A capacitação trata de estratégias da atenção básica, voltadas à crianças e adolescentes em situação de migração e refúgio, indígenas, mulheres e gestantes.

Com objetivo de assegurar necessidades básicas de crianças e adolescentes em situação de migração e refúgio, indígenas, mulheres, gestantes e crianças de até 5 anos no município, a Prefeitura de Santarém iniciou nesta quinta-feira, 3, e encerrará na sexta-feira, 4, no Auditório do Restaurante Popular, uma capacitação sobre Estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância – AIDPI Comunitário.

Participam da formação agentes comunitários de saúde (ACSs), visitadores e supervisores do Programa Criança Feliz, servidores da Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (CAAF) e Casa de Saúde Indígena (Casai).

A formação acontece por meio das Secretarias de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e Saúde (Semsa), em parceria com Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e está sendo ministrada pela enfermeira Perla Corrêa.

A enfermeira detalhou que esse curso serão em dois momentos, o primeiro sobre água, saneamento, higiene e de que forma isso impacta na prevenção e controle de infecções. Esse momento será voltado aos profissionais que trabalham na CASAI e CAAF que trabalham diretamente com os povos indígenas. O outro momento, que será realizado com os ACSs, tratará sobre a atenção integrada às doenças prevalentes na infância, para que façam a prevenção e possam detectar precocemente qualquer agravo voltado para mulher, antes e durante a gestação, e para as crianças até 5 anos de idade.  

“Uma grande importância, pois além de estarem mais capacitados para atuar no seu dia a dia, eles vão estar fortalecidos a desenvolver a questão da prevenção e promoção da saúde e isso vai ter um impacto e isso que a gente quer é a produção da saúde na população.”, explicou Perla.

“Está participando a equipe da Matinha, que faz atendimento direto aos migrantes venezuelanos, na expectativa de melhorar o atendimento a essa população, especialmente as doenças prevalentes na infância; e também ACSs da unidade da Floresta, que atendem as demandas. A gente pretende ampliar toda a rede de atenção básica, mesmo porque esses povos podem ser atendidos em qualquer unidade básica de saúde. O nosso objetivo é realmente integrar e dar o melhor atendimento possível.”, destacou Irlaine Figueira, Secretária Municipal de Saúde.

“Essa capacitação vem nos ajudar a aprender e ter conhecimento, sobre mais cuidados pra gente estar passando pra eles, que já vem de uma realidade diferente.”, disse a ACS Janete de Sousa. 

De acordo com a coordenadora do Programa Criança Feliz, Luiza Amazonas, Santarém tem como meta ampliar seus atendimentos incluindo os refugiados venezuelanos da etnia Warao, por isso estão participando da capacitação supervisores e visitadores do programa.

“É importantíssimo estarmos conhecendo um pouco mais sobre a questão da saúde voltada para este público, isso nos permitirá conhecer um pouco mais sobre a cultura deles, para vermos de que modo poderemos trabalhar com este público.", reforçou Luiza.

“Santarém está pleiteando mais uma certificação do Selo UNICEF, que trabalha políticas públicas voltadas a criança e ao adolescente, e hoje estamos em parceria com o UNICEF, capacitando este público que trabalha com a questão da saúde em nossa cidade. Essa parte das vacinas em crianças e adolescentes, do acompanhamento, a gente tem um grande desafio desse atendimento que é a questão do dialeto, da cultura, dos indígenas, e a gente está capacitando essas pessoas para um melhor atendimento e com certeza ter um bom êxito e avanço nessas políticas.", finalizou a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.