3. Assistência Social
  4. Lançada em Santarém a campanha 'Seu Imposto de Renda Rende Sorrisos' de crianças e idosos
Lançada em Santarém a campanha 'Seu Imposto de Renda Rende Sorrisos' de crianças e idosos Autor: Agência Santarém

Geisa de Oliveira
A campanha encerra dia 31 de maio.

Com objetivo de incentivar doações e arrecadar recursos do Imposto de Renda para os Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Direitos da Pessoa Idosa, do município de Santarém, foi lançada nesta quarta-feira, 12, no plenarinho da Câmara Municipal, a campanha "Seu Imposto de Renda Rende Sorrisos" de crianças e idosos de Santarém. Em sua 7ª edição, a campanha segue o objetivo de fazer com que os fundos possam ter recursos para apoiar projetos sociais.

A campanha será operada pelos contadores, encarregados em obter a autorização de seus clientes, que têm imposto de renda a recolher perante à União, para destinarem doações de 3% até 6% do valor devido, voltando-o para investimentos diretos em Santarém.

A conselheira estadual do Conselho Regional de Contabilidade do Pará, Neusa Martins, destacou que o CRC é um dos principais apoiadores da campanha.

“O CRC tem como objetivo principal convocar a classe contábil para o convencimento do contribuinte na doação do percentual de até 6% na declaração do Imposto de Renda”, disse Neusa.

“A campanha só é sucesso porque têm várias pessoas envolvidas. Essa campanha ganha força com os contadores, diretamente, lidando com os contribuintes e já conseguindo muitas doações", observou Lindomar Rodrigues, presidente da Vox Contábil.

"A Receita Federal conta hoje com mais de 10 milhões de declarações.  Contribuir é um ato de amor, as campanhas precisam ser massificadas na sociedade, para que um cidadão comum também compreenda isso. A Receita Federal conta com o Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), em pleno funcionamento no Iespes. Os acadêmicos que atuam no NAF estão aptos e prontos para atender a sociedade no sentido de fazer a sua declaração de Imposto de Renda", enfatizou Lucilene Lopes, representante da Delegacia da Receita Federal.

A presidente da OAB/Subseção Santarém, Soraya Plac, lembrou que um dos idealizadores da campanha foi o saudoso Ubirajara Bentes (Birinha) que foi presidente da Ordem.

“Ele sonhou em aplicar o imposto de renda, que é um tributo federal para Santarém, para as crianças e adolescentes à época, e o sonho se tornou realidade em 2017. O público santareno é muito generoso e nós estamos, pelos números da Receita Federal, entre os três maiores doadores deste tipo de campanha no estado do Pará. Que essa campanha seja uma das maiores", disse a presidente da OAB.

Jacirene Façanha, presidente da Apae, uma das instituições beneficiadas destacou sobre a importância das doações.

“Fomos beneficiados por diversas vezes, essa campanha é muito importante. Tudo que temos, tudo o que a gente faz em prol dos nossos atendidos, são através dessas campanhas, desses valores que são disponibilizados", observou Jacirene.

"Esse recurso destinado, é um recurso que fica dentro do município, e o mais importante ele não vai implicar em pagar mais impostos, ou diminuir a sua restituição, pelo contrário, esse recurso é revertido para ações de fortalecimento das garantias de direitos de crianças e adolescentes e, também, dos idosos. Nós temos hoje, 14 instituições que já receberam recursos via recursos de fomento. São inúmeros atendimentos feitos por estas instituições", destacou Roselene Andrade, presidente do Comdca.

Evaldo Sena, vice-presidente do CMDPI, também observou a importância da doação do Imposto de Renda.

“Nós sabemos quão difícil é fazer as coisas sem dinheiro, precisamos de recursos para beneficiar as pessoas idosas, por meio das instituições. Pessoas idosas, nem todos serão, queremos ser, mas queremos um futuro onde as pessoas idosas, possam ser tratadas com respeito, com acolhimento, carinho, atenção, com amor, que elas necessitam. Nós precisamos ser multiplicadores dessa idéia, não só em Santarém, como nossos amigos em outros estados", observou Evaldo Sena, vice-presidente do CMDPI.

“Contamos com parceiros de suma importância CRC, Vox Contábil a Delegacia da Receita Federal onde a gente faz um trabalho de diálogo com os contribuintes das pessoas física e jurídica, que ao final da sua declaração possam fazer a destinação desse imposto devido, de 3% a 6%, para que ele fique no município de Santarém, para os fundos da criança e do adolescente e da pessoa idosa, onde através de editais os Conselhos fazem a destinação desses recursos para várias entidades civis. Seu Imposto de Renda Rende Sorrisos em Santarém", avaliou Celsa Brito Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.

A secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, representou o prefeito Nélio Aguiar na abertura. Participaram, também, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Roselene Andrade; o vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Evaldo Sena; a conselheira estadual do Conselho Regional de Contabilidade do Pará, Neusa Martins; a representante da Delegacia da Receita Federal, Lucilene Lopes; o presidente da Vox Contábil, Lindomar Rodrigues; a presidente da OAB/Subseção Santarém, Soraya Plac; as secretárias Josilene Pinto (Finanças) e Maria José Maia (Educação); os representantes dos Conselhos da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa, da sociedade civil e colaboradores da Semtras.