3. Assistência Social
Campanha Setembro Verde é encerrada com blitz Autor: Ascom Semtras

Campanha Setembro Verde é encerrada com blitz

Geisa de Oliveira
O momento foi alusivo ao dia D, municipal e nacional, de Conscientização da Luta das Pessoas com Deficiência.

A blitz aconteceu na Praça do Pescador, orla de Santarém, ontem à noite, sexta-feira, 20, alusiva ao dia ‘D’ Municipal e Nacional de Conscientização da Luta das Pessoas com Deficiência, lembrado neste sábado, 21.

Em Santarém, a data, foi instituída pela Lei nº 21.990 sancionada pelo prefeito Nélio Aguiar em 30 de novembro de 2023, que inseriu no calendário de eventos do município o Dia Municipal de Conscientização da Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado, anualmente, no dia 21 de setembro, com foco na sensibilização da sociedade.

De acordo com Claiça Nogueira, coordenadora do Núcleo de Direitos da Pessoa com Deficiência (NDPD), a campanha, teve o objetivo despertar na sociedade, a importância da luta dos direitos da pessoa com deficiência, no sentido de garantir os direitos já conquistados e fortalecer cada vez mais as ações, programas e projetos voltados para beneficiar os associados da classe e as famílias das pessoas com deficiências no município de Santarém.

"Trabalhamos este ano o tema: Todos por uma Sociedade mais Inclusiva e Igualitária, pois observamos a necessidade de ampliarmos essa discussão sobre a inclusão e igualdade para as PCDs do nosso município, é preciso que todos possamos trabalhar seja em casa, no trabalho, instituições, esse tema, para que alcancemos a inclusão social, para que ela aconteça de fato,” disse a coordenadora.

A programação foi realizada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Núcleo de Direitos da Pessoa com Deficiência (NDPD), em parceria com o Conselho Municipal de Diretos da Pessoa com Deficiência (CMDPD).

"Avançamos com essa política em nosso município, com a efetivação do Conselho [CMDPD], a implantação do Núcleo de Direitos da Pessoa com Deficiência da Semtras, a emissão da Carteira (TEA), que pode ser feita remotamente, pelo site da Prefeitura, e a Prefeitura, em outras secretarias, também vêm desenvolvendo importantes ações contemplando essas pessoas em parcerias com o (NDPD),” avaliou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.