3. Assistência Social
  4. Campanha Mês de Março dedicado à mulher é aberta com objetivo de impulsionar o empoderamento feminino
Campanha Mês de Março dedicado à mulher é aberta com objetivo de impulsionar o empoderamento feminino Autor: Agência Santarém

Geisa de Oliveira
Uma vasta programação foi preparada com destaque ao empreendedorismo

Com objetivo de contribuir no impulsionamento e empoderamento feminino, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres, Centro Maria do Pará e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, em parceria com a rede de proteção e defesa da mulher abriram nesta quarta-feira,6, no Plenarinho da Câmara Municipal de Santarém, a Campanha Mês de Março dedicado à mulher.

De acordo com Rachel Campos, coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres, o tema: “Mulheres e o despertar empreendedor”, será focado diante de tantos desafios que as mulheres enfrentam na sociedade elas estão despertando seus sonhos e potencializando suas habilidades, elas são criativas e possuem talentos peculiares, nas diversas áreas de atuação.

“Considero um sucesso o lançamento da Campanha, com uma participação expressiva de toda rede proteção à mulher e parceiros. Vamos continuar com as ações voltadas ao empreendedorismo feminino durante todo o mês de março, impulsionando as mulheres por meio de compartilhamento de conhecimento e oficinas geradoras de renda, afirmo que: A Mulher só precisa de uma oportunidade para explorar todo seu potencial.” Disse a coordenadora.

Durante o lançamento da campanha, foi divulgado também as ações do Projeto Não Passe do Ponto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT).

O representante do Projeto Não Passe do Ponto, Alexandra de Lima, explicou está sendo realizado o projeto "Estamos levando as empresas de transportes coletivos, ônibus, de aplicativos e taxistas, informações, através de palestras para o combate a importunação sexual as mulheres nos transportes públicos e também assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. Vamos trabalhar também, com blitz educativas para contribuir na conscientização dessa prática junto a população". Detalhou.

“Esse tema da mulher empreendedora foi muito bem escolhido, pois é importante encorajar, possibilitar para as mulheres tenham ferramentas para poder seguir o caminho do empreendedorismo, os desafios ainda são muitos, mas as mulheres têm vencido muitas barreiras e é importante a gente estar unidas, uma encorajando a outra, uma fortalecendo a outra, para que a gente possa vencer. Santarém conta com uma rede que vem sendo fortalecida desde o início da gestão com relação a segurança pública, trabalhamos em conjunto com o ParaPaz, com a Delegacia da Mulher, a Patrulha Maria da Penha, e estamos avançando através do Núcleo.” Avaliou Celsa Brito Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.

Estiveram participando da abertura, representando a Câmara Municipal, a vereadora Alba Leal; representando Comando de Policiamento Regional I (CPRI), Sargento Rodrigo Auzier ; representando a Polícia Civil, a Delegada Márcia Rabelo; o ParaPaz, Diany Castro; o abrigo de mulheres, Rosileide Nogueira e  o Centro Regional de Governo, Bárbara Matos. O evento contou com a participação especial da violonista e soprano Ludimila Mota.

As ações que serão desenvolvidas irão contribuir no impulsionamento e empoderamento feminino. Serão realizadas oficinas geradoras de renda.

Confira o cronograma de ações:

Dia/ Horário

Ação

Local/ Público alvo

15h às 16h tarde

Ajuíza Mulher

Faça valer seus direitos

Ação interna na Semtras para colaboradoras.

Centro Maria do Pará

SEMTRAS

15/03 (manhã)

Grupo Reflexivo

Centro Mª Pará

Oficina de Sousplat

(jogo americano de linha)

Mulheres do Maria do Pará

20.03 (Manhã)

Ação para Mulheres

Casa de Acolhimento Reviver.

21.03 (manhã)

Oficina de fitas

CRAS Santana

Valoriza Mulher (mulheres do Mª e CREAS)

Bazar

Restaurante Popular

Encerramento Feira da Mulher Empreendedora

(exposição de bolsas, laços, e chocolates

Praça São Sebastião Casinha do papai Noel.