A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres, promoveu hoje, quinta-feira, 15, uma reunião com representantes da rede de defesa e proteção dos direitos das mulheres e vereadores da Câmara Municipal de Santarém. O objetivo do encontro foi discutir e alinhar as ações da campanha Agosto Lilás e dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que este ano terão edições itinerantes, alcançando comunidades da região de rios e planalto.
A reunião contou com a presença de instituições e órgãos que integram a rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar, como a Procuradoria da Mulher, o Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, o Centro Maria do Pará, além da secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, e dos vereadores Alba Leal (MDB), Joziel Colares (PRD) e
Ivanira Figueira (PSD). Os vereadores Murilo Tolentino (PRD), Sérgio Pereira (PP) e Bárbara Matos (PP) também manifestaram apoio à causa e confirmaram participação nas próximas ações.
Durante o encontro, foram debatidas as estratégias para mobilização social e ações educativas que serão realizadas nas comunidades do interior. As principais programações definidas foram:
14 de agosto: ação na comunidade Paissandu - Lago Grande
22 de agosto: ação na comunidade Boa Esperança - Planalto (PA 370)
As atividades visam fortalecer a prevenção, o enfrentamento à violência de gênero e a promoção de políticas públicas para garantia de direitos das mulheres.
A titular da Semtras, Celsa Brito, destacou a importância do apoio do legislativo municipal na construção coletiva de políticas públicas eficazes.
"Contar com o apoio dos nossos vereadores é essencial para ampliar o alcance das nossas ações. Essa união fortalece a luta pela dignidade das mulheres, especialmente daquelas que vivem em comunidades mais afastadas, onde o acesso à informação e aos serviços ainda é um desafio. Precisamos estar presentes, com ações que acolham, orientam e previnam. Essa é uma causa que deve unir todos os poderes e toda a sociedade".
As campanhas Agosto Lilás e os 16 Dias de Ativismo são marcos fundamentais na luta pelo enfrentamento da violência contra a mulher e têm como foco sensibilizar a sociedade para a promoção da igualdade de gênero, do respeito aos direitos humanos e da construção de uma cultura de paz.