Feirantes e população receberam na na manhã desta sexta-feira, 18, uma ação denominada de Agosto Lilás vai à feira, que faz parte da programação Agosto Lilás, desenvolvida desde o início do mês e traz o tema Sua Atitude Salva uma Mulher.
A ação é desenvolvida pela Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), e a Rede de Proteção e Defesa a mulher.
De acordo com Rachel Campos presidente do CMDM o objetivo foi sensibilizar e interagir com o público que trabalha e transita no espaço sobre o enfrentamento à violência contra a mulher, levando material educativo e informativo com foco na prevenção e orientação sobre meios de denúncias e os órgãos que prestam atendimento à mulher.
“Consideramos essa ação na feira muito estratégica e relevante, pois muitos feirantes e clientes foram orientados a respeito dessa temática tão alarmante que é a violência doméstica e familiar, é nosso compromisso como conselho da mulher, intensificar essa campanha em locais públicos onde transitam o maior número de pessoas, para alcançarmos o alvo do tema da campanha, que é: sua atitude salva uma mulher, ou seja a violência contra a mulher é um problema de todos nós", destacou a presidente.
“Foi muito importante esta ação aqui, o Centro Maria do Pará, fica localizado nos altos do Mercadão 2000, então muita gente que vem a feira não sabe que esse centro está aqui, então trabalhar a campanha Agosto Lilás, a Lei Maria da Penha, e divulgar a rede de defesa e proteção é de suma importância, pois aqui frequentam um público variado, e eles sabendo que aqui em cima tem um centro que funciona no atendimento a essa mulher eles podem muito bem depois de fazer a feira, comparecer para fazer o atendimento", disse Raimunda Pereira, coordenadora do Centro Maria do Pará.
“Mais uma grande ação levando orientações sobre o enfrentamento a violência contra a mulher em nosso município. O Mercadão 2000 tem um fluxo muito grande de pessoas e com certeza conseguimos alcançar a missão de fazer com que as pessoas que estavam nesta manhã, pudessem ser informadas e também poder disseminar sobre a campanha", avaliou Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.
Estiveram participando da ação representantes da rede de proteção à mulher: Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres, Centro Maria do Pará, OAB- Comissão Mulher, Fundação ParaPaz e Patrulha Maria da Penha.