1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Campanha Abril Azul, mês mundial de conscientização do autismo, é encerrada com palestra
Campanha Abril Azul, mês mundial de conscientização do autismo, é encerrada com palestra Autor: Ronaldo Ferreira - CCOM

Campanha Abril Azul, mês mundial de conscientização do autismo, é encerrada com palestra

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
Avanços foram contabilizados e defesas feitas em conferência estadual.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Núcleo de Direitos da Pessoa com Deficiência (NDPD), realizou o encerramento da programação Abril Azul, mês mundial de conscientização do autismo, na última terça-feira, 30, no CAS/CAEC.

Com o tema Entender, amar e incluir, foi realizada uma palestra sobre o Transtorno do Espectro Autista, seus desafios e a importância das políticas públicas para a inclusão. A palestrante foi Cibelli Diniz, presidente do TEA's Tapajós. 

"O mês de abril está terminando, mas a nossa luta por esse meio de conscientização vai permanecer ao longo do ano. Realizamos desde o mês de março muitas atividades em escolas, sempre em parceria com o NDPD e o Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência da Semtras, realizamos um mega evento com a caminhada, que tivemos mais de 2 mil pessoas, então foi uma união de todas as entidades que promoveu chamar a atenção da sociedade. Realizamos feira inclusiva e rodas de conversa, estamos conseguindo chegar a um número maior de pessoas e trabalhando a conscientização,” avaliou Cibelli.

"Abril Azul não é apenas um mês de conscientização, mas uma oportunidade para promover a compreensão, aceitação e inclusão de pessoas com autismo em nossa sociedade. Ao aprender mais sobre o autismo e apoiar iniciativas de inclusão, podemos construir um mundo mais empático e acolhedor para todos. O mês foi muito importante, pois contabilizamos avanços com o lançamento no dia 2, no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, do novo sistema digital de emissão da carteira municipal de identificação e atendimento prioritário da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), participamos de eventos na OAB, entre os quais emitimos a nova carteira da pessoa com TEA e ministramos uma palestra motivacional sobre a temática PCD’s, realizamos uma oficina sobre áudiodescrição em parceria com a UEES/5 DRE e a Escola do Legislativo e, também, a participação de membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência na Conferência Estadual das PCD's realizada na capital do estado, ocasião em que pudemos levar e defender nossas propostas, além de garantirmos credencial na Conferência Nacional em Brasília", observou Marcicley Caldas, coordenador do NDPD.  

"Foi um mês importante que iniciamos com o lançamento do novo sistema de emissão da carteira municipal de identificação e atendimento prioritário da pessoa com Transtorno do Espectro Autista, que já está contribuindo bastante com muitas famílias. Estivemos representados na capital do estado por ocasião da Conferência Estadual e vamos continuar trabalhando as parcerias para podermos avançar cada vez mais apoiando o público PCD do nosso município,” observou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.