3. Assistência Social
  4. Avanços na garantia de direitos de crianças e adolescentes e revisão do Plano Decenal são pautas de reunião com o prefeito Nélio Aguiar
Avanços na garantia de direitos de crianças e adolescentes e revisão do Plano Decenal são pautas de reunião com o prefeito Nélio Aguiar Autor: Agência Santarém

Geisa de Oliveira
Representantes da sociedade civil e organizada estiveram presentes.

A reunião entre a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca), Roselene Andrade, membros do conselho, representantes da sociedade civil organizada e governamental, a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, e o prefeito Nélio Aguiar, aconteceu na terça-feira,17, na sede do Poder Executivo Municipal.

A presidente do Comdca explanou ao prefeito os avanços na garantia de direitos de crianças e adolescentes no município de Santarém e a revisão do Plano Decenal.

"Foi muito importante destacarmos os avanços com relação ao Plano Decenal de crianças e adolescentes no município de Santarém. Nós temos por exemplo CAPSi que era uma meta do plano e hoje está implantado no município, a própria questão da descentralização do teste do pezinho, que era uma meta também dentro do plano e hoje nós temos esses serviços ofertados nas unidades básica de saúde, ampliação das unidades educacionais para a primeira infância e hoje nós temos, desde 2017, um grande avanço de Umeis implantadas no município, o fortalecimento e ampliação dos programas ofertados pela assistência social em todo o nosso território, as ações descentralizadas do Cadastro Único, todos os CRAS do município realizam o cadastro e, também, a ampliação que é feita nos programas da região de rios no município, e, também, a própria captação de recursos que é uma meta do Plano Decenal e que vem acontecendo todos os anos com a campanha do Imposto de Renda, com a apresentação de projetos em editais privados. Sabemos que ainda temos muito para avançar, muitos desafios, mas estamos caminhando de forma conjunta e integrada com a gestão municipal, integrada com toda a rede de defesa e proteção e todos no mesmo propósito garantir os direitos de nossas crianças e adolescentes", detalhou Roselene.

O prefeito Nélio Aguiar agradeceu pelos avanços e se colocou à disposição para continuar apoiando o Conselho.

"Continuamos à disposição e reconhecemos a importância dos trabalhos desenvolvidos pelo Conselho na defesa e proteção de crianças e adolescentes no município, vamos apoiar o que for necessário para continuar avançando nessa defesa que é tão importante", disse o gestor municipal.

A secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, também parabenizou os avanços deste conselho que está entre os oito geridos pela Assistência Social de Santarém.

"São avanços significativos desenvolvidos pelo controle social de Santarém e continuaremos apoiando no que for necessário para que esse trabalho possa ser ampliado cada vez mais".

Participaram da reunião, a coordenadora da Casa dos Conselhos, Roseane Matos, o conselheiro tutelar Carlo Fabrício e membros da Comissão de Direitos, representantes da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec), Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Santarém (Apae), Espaço Mãe Natureza e Seara.