1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. “Assistência por Todo o Pará” garante mais de 350 atendimentos no primeiro dia em Santarém
“Assistência por Todo o Pará” garante mais de 350 atendimentos no primeiro dia em Santarém Autor: Caio Lobato

“Assistência por Todo o Pará” garante mais de 350 atendimentos no primeiro dia em Santarém

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
Ação do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura segue até sábado (13), ampliando serviços de cidadania e documentação básica

O programa “Assistência por Todo o Pará”, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), em parceria com a Prefeitura de Santarém, através da Semtras e do Puxirum, realizou nesta quarta-feira (10) mais de 350 atendimentos no primeiro dia de atividades na cidade.

Foram emitidas 190 carteiras de identidade (RG) e certidões (de óbito e casamento – 2ª via). A Semtras ofertou ainda 165 atendimentos relacionados ao CadÚnico, emissão de passe livre do idoso (Startec) e outros serviços sociais. A Semsa também participou com aferição de pressão arterial e glicemia.

A ação segue até o dia 13/09, oferecendo palestras sobre água, saúde e nutrição, orientações sobre alimentos industrializados, além da manutenção da emissão de documentos e serviços básicos.

A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, destacou a importância da iniciativa.

“Santarém está recebendo mais uma ação do Governo do Estado, e nós ficamos muito felizes com essa parceria. Sabemos da grande demanda da população por documentações, e esse trabalho soma forças aos serviços já realizados pela Prefeitura. Hoje tivemos emissão de RGs, certidões, Cadastro Único, passe livre, aferição de pressão e glicemia. É uma ação que fortalece o atendimento à população e facilita o acesso a direitos básicos.”

Moradora do bairro Mararu, Luisa Nogueira, que tem uma filha com deficiência e problemas de saúde, aproveitou a oportunidade para atualizar documentos de toda a família. 

“Foi muito bom trazer minha filha para fazer a emissão do RG, porque ela estava precisando da segunda via. Eu, meu marido e ela conseguimos resolver tudo de uma vez. Estamos muito gratos por essa oportunidade.”

O usuário Henrique Pinto da Costa também buscou atendimento do CadÚnico. 

“Aproveitei a ação para atualizar meu cadastro único, que estava atrasado há dois anos, e também corrigir meu documento. É uma chance que ajuda muito quem precisa.”

O secretário adjunto de Assistência Social do Estado (Seaster), Valdo Filho, ressaltou o objetivo do programa. 

“O objetivo do Governo do Estado é aproximar os serviços de cidadania da população. Muitas vezes, a dificuldade de acesso à documentação básica acaba limitando outros direitos, e o programa ‘Assistência por Todo o Pará’ vem justamente para reduzir essas barreiras e alcançar mais pessoas.”

A ação continuará sob a coordenação da Seaster até sábado (13), com emissões de carteiras de identidade (RG) e certidões (de óbito e casamento – 2ª via) na Superintendência do Banco da Amazônia (Avenida Nazaré, 75 – Bairro Prainha), sempre a partir das 8h.

Além disso, a Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Seaster realizará, no dia 17/09, uma programação especial: às 9h, palestra sobre água, saúde e nutrição no CRAS São José Operário; e às 15h, palestra sobre consumo consciente de alimentos industrializados na Praça Barão de Santarém.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.